quarta-feira, 14 de maio de 2014

AGUA UM BEM DE VALOR

Hoje assistimos a mais uma clássica  incompetência dos políticos ,independentemente do partido.
De forma disfarçada e camuflada, o racionamento de água nas casas dos pobres já é real, causado pela má gestão da companhia que tem o controle sobre o abastecimento de água em São Paulo, isso devido o governo do estado não exigir investimentos na área.
Como que uma empresa que lucra bilhões , no caso a Sabesp, não investe na construção e melhoria de novas bacias hidricas para o  fornecimento de água estar adequado , isso é inaceitável.
Na região da grande São Paulo tem disponível alem do sistema Cantareira, temos os  sistemas Billings  e Guarapiranga que estão com os níveis em dia ,  o porque destruir o cantareira  esgotando-o ate o fim.


Equipe Blog do Tear


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Homenagem " in memorian "


Amigo é coisa para se guardar 

       Essa semana, nós da equipe do Blog do Tear, ficamos muito tristes pois perdemos nosso companheiro Ismael Camargo o “ Masa “, que infelizmente não resistiu a um enfarto e veio a falecer.
       Nosso companheiro Masa era uma pessoa muito querida no Tear das Artes e com sua experiência de vida nos trazia muitas informações e muitas histórias de suas andanças por esse mundão afora, fica o nosso respeito, o nosso carinho e também muita saudades de uma pessoa que ao longo desses anos foi nosso companheiro de luta, esperamos que ele esteja em um lugar muito melhor, sentiremos muito a sua falta, descanse em paz.





Equipe do Blog do Tear

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Histórias de um Contador

                                        Certa Feita Pedro Azevedo



Nota veiculada em jornal campineiro relatando falecimento e saudades deixadas por Pedro Azevedo.


Certa feita, na época em que eu trabalhava na Viennatone como vendedor de aparelhos auditivos para pessoas que não ouviam bem, na época era um dos melhores aparelhos que tinham, fui chamado na Chácara do Vovô para atender um cliente e, pumba! Qual não foi minha surpresa ao constatar que a pessoa que me chamara tratava-se do radialista Pedro Azevedo, conhecido locutor campineiro. Na época Pedro tinha um programa na Rádio Central todas às manhãs. Ele era bastante conhecido por falar muito com a população, os ouvintes de seu programa.
Reconheci, Pedro, quando cheguei ao local, ele era uma figura bem simpática, me acolheu muito bem. Era dono de um vozeirão que impunha respeito. Na ocasião eu vendi para o radialista dois aparelhos auditivos vibratórios que eram acoplados nos óculos que Azevedo usava um de cada lado.
Figura impar do radialismo campineiro, Pedro Azevedo fazia jus a sua fama de grande comunicador e de detentor de enorme educação e gentileza para com aqueles que o ouviam e admiravam.
Esta foi à venda mais fácil que eu realizei, pois Azevedo fez quase tudo só tratei mesmo de apresentar o produto e receber o valor da negociata.
Relato aqui este nobre encontro com este prestimoso personagem de nossa saudosa história campineira que ficará sempre guardado na minha e nas nossas memórias.


                        Masa 

DISTINÇÕES

Pesquisadores descobrem características da depressão psicóticaAlteração cerebral pode ser responsável pelo surgimento de alucinações e pela distorção da realidade 
©Alexandra Thompson/Shutterstock
Pessoas com depressão muitas vezes apresentam manifestações psicóticas. Apesar de esses casos não serem raros, eles frequentemente são associados a sintomas de outros tipos de depressão, o que dificulta a adoção de tratamentos específicos. Agora, correlacionando dados de neuroimagem e testes clínicos, um grupo de pesquisadores do Departamento de Neurociência e Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela médica Cristina Marta Del Bem, dá os primeiros passos para definir as diferenças clínicas e biológicas entre depressão psicótica e não psicótica.


Durante o estudo, feito com 23 voluntários com depressão psicótica, 25 com depressão não psicótica e 29 saudáveis, os participantes foram submetidos a exames de neuroimagem, a avaliação clínica e a testes de memória verbal e visual. Em um dos experimentos as pessoas tinham de memorizar 15 palavras com significado positivo, negativo ou neutro e, em seguida, identificar, em uma segunda lista, os vocábulos que constavam também na primeira. Outro teste envolvia a identificação de rostos humanos com diferentes expressões, que variavam entre “boas” ou “ruins”.


Os pesquisadores observaram que embora todos os participantes apresentassem o mesmo grau de depressão, os com manifestação psicótica prestaram mais atenção às imagens negativas ou às expressões de tristeza. “Eles não percebiam estímulos positivos que já haviam visto ou acreditavam se lembrar de imagens negativas que, na realidade, não tinham sido mostradas anteriormente. É como se eles apresentassem um viés para o que é ruim”, ressalta Cristina. Os exames físicos mostraram que os voluntários com depressão psicótica apresentaram, ainda, alterações no volume cerebral, notadas principalmente pela diminuição do istmo do giro do cíngulo, uma estrutura que faz parte do sistema límbico e é responsável pelas emoções. Segundo os estudiosos, essa redução diferencia claramente os dois casos de depressão estudados na pesquisa. Além disso, quanto mais grave o caso psicótico, menor era a região.


Os cientistas acreditam que o trabalho possa ajudar a descobrir até que ponto a depressão com psicose pode estar ligada à percepção distorcida de um estímulo externo. “É uma hipótese que estamos levantando. A possibilidade de uma distorção na forma de ver estímulos externos é, a princípio, coerente com a presença de delírios e alucinações”, reforça Cristina.


SHALOM ALEICHEM


BENJAMIM JACOB

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Poema Amizade Eterna


Pode ser que um dia deixemos de nos falar... 
Mas, enquanto houver amizade, 
Faremos as pazes de novo

Pode ser que um dia o tempo passe... 
Mas, se a amizade permanecer, 
Um de outro se há-de lembrar

Pode ser que um dia nos afastemos... 
Mas, se formos amigos de verdade, 
A amizade nos reaproximará. 
Pode ser que um dia não mais existamos... 
Mas, se ainda sobrar amizade, 
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe... 
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente, 
Cada vez de forma diferente. 
Sendo único e inesquecível cada momento 
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
 
                                 
 
 Blog do Tear