Decidimos escrever este texto após acompanharmos recentemente a divulgação das imagens do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo, falecido na última semana. A divulgação dessas imagens nos suscitou muitas questões:
Primeiro:
Nos choca o fato de observarmos o profundo desrespeito cometido pelas pessoas que registraram e àqueles que continuam a divulgar imagens do corpo do cantor sendo preparado para seu funeral.
Segundo:
Será que as pessoas que cometeram tal violação pensaram no sentimento da família, amigos e na dor das pessoas que admiravam o cantor Cristiano quando resolveram registrar e divulgar essas imagens?
Terceiro:
Chegou ao nosso conhecimento que providências foram tomadas no sentido de responsabilizar as pessoas e instituições envolvidas na preparação do corpo para o funeral que cometeram violação ao corpo do cantor.
Muito nos chama a atenção o fato de observarmos diariamente a divulgação de fatos e acontecimentos semelhantes nas rede sociais sem a menor auto-crítica das pessoas que divulgam ou registram estas situações. Como, por exemplo, brigas de rua, vítimas de acidentes, relações sexuais das pessoas entre outras coisas. O que será que atrai tanto as pessoas e porque será que falta tanto desconfiômetro para as pessoas? E com relação a responsabilidade civil das pessoas que promovem o constrangimento e a exposição pública das pessoas vítimas destas filmagens e fotografias?
No caso específico do cantor Cristiano Araújo recebemos noticias de que a funerária envolvida e o Instituto Médico Legal estão sendo processados e os funcionários envolvidos podem ser demitidos e exonerados. Segundo informações eles serão julgados de acordo com o crime denominado Vilipêndio de Cadáver.
Percebemos que os limites entre público e privado estão cada vez mais frouxos. Dessa forma todos e todas nós devemos zelar para que situações e acontecimentos como os que envolveram o cantor Cristiano Araújo não aconteçam novamente. O registro das imagens pode ser uma atitude individual, porém, sua divulgação é de responsabilidade de todas as pessoas que compartilharam as imagens e vídeos nas redes sociais, inclusive talvez você.
Equipe Tudo Acontece.
Acompanhe as notícias para saber mais informações sobre a responsabilização dos envolvidos no registro e divulgação das imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo:
http://luiscardoso.com.br/politica/2015/06/exonerados-funcionarios-do-iml-que-filmaram-autopsia-do-cantor-cristiano-araujo/
https://tecblogvida.wordpress.com/2015/06/26/funeraria-reis-de-goiania-foi-fechada-e-todos-vao-responder-penalmente-por-filmagem-de-cantor/