segunda-feira, 22 de junho de 2026

CONVITE : "SLAM DA DIVERSIDADE" - 26/06 ÀS 18 HORAS NA PRAÇA EMIL RACHED

 




Você sabe o que é um slam?

Slam Diversidade - dia 26/06 (sexta) 18h00

Mês do orgulho LGBTQIAPN+ 🏳️‍🌈

Slam é uma competição de poesia falada, onde cada poeta participante tem o tempo de 3 minutos para sua apresentação, sendo avaliados por jurados escolhidos entre o público presente.

Nosso slam tem como objetivo refletir a respeito das vivências da população LGBTQIAPN+ através da arte, assim o fazemos pois verifica-se a ausência de pessoas da sigla em nossos atendimentos individuais e coletivos, bem como é de conhecimento público o fato de que esta população é alvo constante de inúmeras violências.

Compreende-se que a poesia falada se apresenta como uma importante estratégia artística de protagonismo das pessoas que por vezes são colocadas à margem da sociedade em virtude de marcadores sociais.

Esperamos vocês!!!

ASSEMBLEIA DO TEAR DAS ARTES - 24/06 ÀS 14:00 HORAS. VENHAM PARTICIPAR !!!


 

Como lidar com frustrações?

 



    Hoje conversamos sobre dificuldades que muitas pessoas enfrentam ao longo da vida. Foram compartilhados sentimentos de vergonha, solidão, rejeição e frustração diante de situações que nem sempre acontecem como gostaríamos.

    Uma das pessoas contou que sente vergonha de sair de casa por estar sem emprego e sem um relacionamento. Outra falou sobre como fica nervosa quando é interrompido enquanto está ouvindo suas músicas, pois aquele momento é importante para ela e precisa de tempo para aproveitar e organizar seus pensamentos.

    Também surgiram relatos sobre términos de relacionamento. Algumas pessoas descreveram a sensação de terem sido "jogadas fora" ou substituídas, sentimentos que podem causar tristeza e abalar a autoestima. Nessas situações, é importante lembrar que o fim de uma relação não define o valor de ninguém.

    A conversa trouxe ainda uma reflexão sobre as frustrações da vida. Todos nós enfrentamos momentos em que as coisas não saem como planejado. Aprender a lidar com essas decepções é um desafio humano. Foi lembrado que muitas pessoas que desenvolvem dependência de drogas encontram dificuldades para enfrentar frustrações e sofrimentos emocionais, buscando uma forma de aliviar a dor.

    Outro tema importante foi o sentimento de solidão. Em alguns momentos, podemos acreditar que não pertencemos a lugar nenhum ou que estamos sozinhos em nossos problemas. No entanto, compartilhar experiências mostrou que muitas pessoas vivem sentimentos parecidos. Conversar, buscar apoio e participar de grupos pode ajudar a perceber que não estamos sozinhos.

    A principal mensagem da roda de conversa foi que as dificuldades fazem parte da vida, mas não precisam ser enfrentadas isoladamente. O apoio de outras pessoas, a escuta e o respeito aos próprios sentimentos podem fortalecer o caminho para enfrentar desafios e construir novas possibilidades.


sexta-feira, 12 de junho de 2026

Grupo Savuru apresenta " Dançando Nossas Histórias" na Casa de Cultura Andorinhas!

 É NESTE DOMINGO (14/06) ÀS 14 HORAS NA CASA DE CULTURA ANDORINHAS!!!

 Endereço: Rua Carlos  Renato Frederico, S/N- DIC 1 - Campinas/SP.

 





segunda-feira, 18 de maio de 2026

Entre passado e futuro: conversas sobre o tempo.



    Hoje nossa conversa girou em torno do tempo. Do tempo que passa rápido, do tempo que marca o corpo, da memória que fica e da esperança que ainda caminha na frente da gente.


    Falamos sobre a vida como ciclo. Sobre respeitar os tempos das pessoas, das gerações, das famílias e das mudanças.

    Alguém disse que “a gente não morre e vai para outro mundo”, como quem lembra que seguimos vivos nas lembranças, nos afetos e nas marcas que deixamos.

    Entre a antiga geração e a nova geração, apareceu uma pergunta:

    Se pudesse escolher, você voltaria ao passado ou visitaria o futuro?

    As respostas vieram cheias de desejos, dores e sonhos.

    Teve quem escolhesse visitar o século 22.
    Imaginando um futuro onde acabem o desemprego, a fome, as guerras e a violência.
    Um futuro com mais felicidade, respeito e escolaridade para as pessoas.

    Outras falas voltaram para o passado.
    Teve quem desejasse melhorar a educação.
    Quem quisesse mudar marcas do próprio corpo, transformar cicatrizes antigas em cicatrizes mais leves, quase invisíveis.

    Também surgiram lembranças curiosas e afetivas do presente:
o desejo de que o YouTube não retirasse antigas dublagens, guardando vozes que fazem parte da memória de muita gente.

    Uma fala comentou que o tempo da família parece passar mais rápido.
    Os filhos crescem, os encontros mudam, os dias correm sem pedir licença.

    E teve quem dissesse que não gostaria de voltar ao passado, porque ali existe muito sofrimento guardado.
    Às vezes, seguir em frente é também uma forma de cuidado.

    No meio da conversa apareceu a música “Olha o Trem” de Raul Seixas, atravessando a roda como metáfora da vida:

“Quem vai ficar?
Quem vai partir?
Não precisa de passagem
E nem de bagagem.”

    Talvez o tempo seja isso mesmo: um trem em movimento.
    Alguns embarcam nas lembranças, outros preferem olhar pela janela em direção ao futuro.

     No fim, sobraram palavras simples, mas cheias de sentido:
família, trabalho, respeito, felicidade.

    E talvez sejam elas que continuam viajando com a gente, mesmo quando o tempo acelera.