quarta-feira, 13 de julho de 2022

CeCCo Tear das Arte recebe apresentação da peça teatral "A Margem" do Coletivo Emaranhados

   Na quarta feira dia 1 de junho de 2022 a peça de teatro "A Margem" do Coletivo Emaranhados foi apresentada no Tear das Artes. Queremos agradecer pela peça de teatro, ela foi muito legal! Ela foi feita pelo diretor Bruno Mariani e a atriz Agnes Santos aonde eles contaram a história de um pai que sai de casa contada por uma de suas filhas. Ela é baseada no conto a Terceira Margem do Rio do escritor fluminense Guimarães Rosa. Queremos oferecer aos leitores uma nossa interpretação da peça, esperamos que você goste. 
   A peça "A margem" permite dar várias interpretações a quem assiste. Ela é a historia de um pai que fica a vida toda num buraco (no conto é numa canoa), longe da família. Na nossa interpretação imaginamos que ele sai de casa, devido a problema familiar e ele sendo um homem do bem, aonde poucos homens são iguais a ele, ao invés de ser aquele homem estupido e agressível ele é um homem de caráter e inteligente, portanto, na hora que todos irritam ele resolve sair, para não ficar batendo de frente com sua esposa e seus filhos. Então ele vai e fica num buraco, num lugar longe de casa. Pois, no buraco ele fica lá sozinho e esfria a mente aonde ele não precisa ficar gritando com sua esposa, pois, homem de verdade jamais grita e discute com sua esposa. Resolve o problema no papo.
   Ele é um homem inteligente, ele sai e fica no buraco aonde as pessoas interpretam ele como um covarde que foge de casa, mas se formos ver bem ele é um homem sábio que sai de casa para esfriar a mente. Temos que refletir sobre a sabedoria dele, quando tivermos um problema familiar, a melhor solução é sair e voltar só quando tivermos realmente esfriado a nossa mente para conseguir prosear. Achamos a história da peça muito interessante para pensar sobre o machismo que ainda é um problema que predomina na sociedade e atrapalha de modo real os relacionamentos. Pois, tem várias situações que os homens não aceitam ceder e a coisa piora. Pode até esfriar e acabar com o relacionamento seja com a esposa ou com os filhos. Além disso a peça oferece uma visão sobre os homens e sua criação. Muitos homens não são educados de forma a conseguir lidar com conflitos e é muito comum que ao encarar problemas eles abandonem suas famílias. Tem muitas maneiras de interpretar isso. Mas por que será que eles fazem isso? Esse é o convite que a peça "A Margem" nos convida a pensar. 
                                                          

    Acompanhe a opinião de nossos membros do Blog sobre a experiência de assistir a peça. 

   A peça segundo Osvaldo de Souza: eu posso dizer que foi legal, ótima. A peça mostrou as relações com os pais e o que o pai fazia. A peça me fez pensar na época do meu pai e do meu avô que era uma época que os homens eram muito judiados, eu agradeço por ter nascido em 1971 de não ter passado pelo que eles passaram. Foi importante para refletir no meu lugar na sociedade. As vezes as pessoas me consideram doido e pirado, mas ninguém sabem o que eu passei e as dificuldades e preconceitos que sofri como, por exemplo quando era criança e não tive oportunidade de estudar porque tinha dificuldades para aprender. Hoje me sinto privilegiado e vejo que posso ajudar pessoas que tem dificuldades ou estão em uma situação pior do que eu. 

  A peça segundo Giovane Tessari: Eu não consegui curtir muito porque tive um desentendimento antes de começar a peça e durante a peça fiquei pensando no que aconteceu e estava com vontade da peça terminar para poder conversar com a pessoa e resolver o problema. Parece, inclusive, que o que se passou comigo teve a ver com a história contada na peça. 
    Para maiores informações sobre o Coletivo Emaranhados e sua agenda de apresentações acesse sua página na Rede Social Instagram: @coletivoemaranhados

                     Pensamento do dia

Você pode fazer o melhor, nunca use sua mente para guardar as coisas ruins basta você aproveitar a sua mente para guardar as coisas boas que acontecem em sua vida e sempre lembrar: mesmo num dia ruim aonde as coisas vão mal a gente tem que reagir e não se entregar as tristezas para isto a gente tem que colocar a motivação que existe dentro de nós para fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário