No dia de hoje temos o prazer de receber 2 integrantes e uma visitante na nossa redação do Blog do Tear e uma questão que tem nos interessado é a qualidade das relações humanas.
Nos parece hoje em dia que as pessoas estão preocupadas demais com a vida material, o dinheiro ao invés de se preocupar com as pessoas.
Precisamos de uma mudança de atitude geral das pessoas e dos governantes. Quando vemos a situação da poluição no Planeta Terra nos assustamos com o fato de presidentes e autoridades nacionais se negarem a assinar acordos para diminuir a poluição no mundo. Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, contou recentemente que seu país está fazendo plantio de milhares de novas árvores, o que é muito bom, mas, ele é conhecido também por se negar a assinar qualquer acordo que busque diminuir a poluição produzida no seu país.
Um exemplo de instituição que presta ajuda humanitária, com a intenção de ajudar pessoas reais com necessidades reais no mundo é a ONG Médico Sem Fronteiras, que possui profissionais de saúde que prestam ajuda, fornecem mantimentos e cuidados de saúde no Brasil e em muito outros países.
Os Hospitais Psiquiátricos deveriam ser lugares de cuidado, mas na experiência de muitas pessoas e de um de nossos participantes isso não acontece na prática. A experiência de nosso membro foi traumática. Ele sofreu violência, foi amarrado e teve que tomar medicação a força entre outras coisas que passou. Ele acredita que os profissionais de saúde lá deveria cuidar das pessoas e não torturá-las.
A desigualdade social, na nossa opinião, é uma questão muito importante no Brasil. No nosso país há muita desigualdade social. Parece que muitas pessoas não se importam com as outras, ao invés de colaborar com instituições ou ajudar outras pessoas, se fecham nas suas vidas com seu dinheiro e suas posses e vivem a vida como se só sua vida importasse. Herança pra cachorro
Em todos os lugares vemos coisas que nos chocam. Desde o combate a fome que hoje não avança devido a falta de acesso das pessoas a comida pelo comércio de alimentos, portanto, não falta comida no mundo, mas, sim há falta de vontade política ou de governantes e cidadãos em acabar com a fome das pessoas.
Em matéria recente apresentada no Programa Fantástico do canal Rede Globo, foi denunciada uma quadrilha de criminosos que agia na cidade do Rio de Janeiro desviando remédios controlados de distribuição gratuita do SUS e revendendo ilegalmente para pessoas consumidoras desses remédios. Na quadrilha havia profissionais de saúde. Que horror! Isso é revoltante e nos faz realmente pensar o quanto o mundo está de ponta cabeça e os valores humanitários e solidários que deveriam reger a relação entre as pessoas estão deturpados por muitos cidadãos brasileiros.
Ainda sobre remédios nos assusta o quanto substâncias/drogas criadas para ajudar a curar ou tratar pessoas se tornou um mero comércio e ao invés de se tornar acessível quando descoberto viram produto de consumo e são vendidos a preços abusivos, que a maioria das pessoas não tem condição de comprar.
Fica aqui nosso alerta, as relações humanas precisam melhorar, temos que nos guiar por valores como respeito, compaixão, responsabilidade e solidariedade ao invés de lucro, dinheiro e comércio.