quarta-feira, 27 de abril de 2011

Profeta Gentileza


  
José Datrino, nasceu no interior de São Paulo na cidade de Cafelândia, em 02 de Abril de 1917. Com mais 11 irmãos trabalhava na terra e com animais para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha. Desde sua infância José Datrino era possuidor de um comportamento atípico. Aos 13 anos de idade, passou a ter premonições de sua missão na terra, na qual acreditava que um dia depois de constituir família, deixaria tudo em prol de sua missão. Seus pais suspeitavam que ele sofria de algum tipo de loucura e chegaram a buscar ajuda em curandeiros.
No ano de 1961, partiu para a cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro. No dia 17 de Dezembro houve um grande incêndio no Grande Circo Norte Americano, onde morreram mais de 500 pessoas. Seis dias depois do acontecimento, José Datrino acordou alegando ter ouvido vozes astrais que o mandavam abandonar o mundo da  matéria e se dedicar apenas ao mundo espiritual. Ele foi para o local do incêndio e lá plantou uma horta sobre as cinzas. Mudou-se para esse local e ficou consolando as pessoas e confortando os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade: Agradecido e Gentileza. Nasce então o “Profeta Gentileza”. Percorreu todo o Rio de Janeiro pregando a palavra de amor, bondade e respeito pelo próximo.
Seu lema era Gentileza gera Gentileza.
A partir de 1980 pintou as pilastras do viaduto do Cajú com letras verde amarelo na extensão de 1,5 km. Com o decorrer dos anos os murais foram danificados por pixadores, vandalismo e mais tarde coberto por tinta de cor cinza. Faleceu em 28 de Maio de 1996 aos 79 anos na cidade de seus familiares, Mirandópolis.
No final de 2000, foi publicado pela editora da Universidade Federal Fluminense o livro : Brasil tempo de Gentileza de autoria do professor Leonardo Guelman.
Em 2001 foi homenageado pela Escola de Samba “Acadêmicos do Grande Rio”, Gentileza foi homenageado na música pelo compositor Gonzaguinha em 1980 e também pela cantora Marisa Monte em 1990. As duas canções levam o nome de Gentileza.
A eliminação das inscrições foi criticada, e posteriormente, com a ajuda da prefeitura do Rio de Janeiro foi organizado o projeto “Rio com Gentileza” e em Maio de 2000 a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.
Em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais há um amplo trabalho feito pela Ong Amarque, que dá continuidade ao trabalho de Gentileza. Em 2009, o Profeta Gentileza foi interpretado pelo ator Paulo José na novela Caminho das Índias, exibida pela Rede Globo de Janeiro à Setembro de 2009.
O teólogo Leonardo Boff acrescenta: “Por isso, duas tarefas se fazem necessárias desde a morte de José Datrino: preservar sua memória e aprofundar o princípio da Gentileza como um novo éthos, que ajudará a cidade a melhorar seu padrão de sociabilidade e a garantir mais suavidade em todas as relações humanas”.
E que assim seja, que Gentileza continue sempre a gerar Gentileza.


Jovenil Pedro de Oliveira

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Itália é uma bota


  A Itália é um país da Europa que tem 60 milhões de habitantes, dentro da Itália existe o Estado do Vaticano que possui 800 habitantes.

   Adhemar teve vontade de visitar a Itália por conta de seus antepassados italianos e fez sua primeira visita em 1996 onde conheceu as cidades de Milão, Veneza, Gênova, Firenze, Roma, Bologna e Turim onde está o Santo Sudário que ele achou impressionante.

   Em Roma nosso correspondente gostou do Coliseu e dos acervos de antiguidades muito preservados. Esse cidadão de dupla nacionalidade, Ítalo-brasileiro, gostou mais de Veneza onde viu a ‘’Ponte dos Suspiros’’, a ‘’Praça São Marcos’’ e a casa do compositor Vivaldi onde assistiu um concerto de gala.

   Apesar da fama, Adhemar garante que a pizza brasileira é melhor, no entanto a lazanha é inesquecível, sem falar nos vinhos, todos de excelente qualidade.

   Ele aconselha a quem gosta de fazer turismo não deixe de ir à Itália, onde já esteve duas vezes e pretende retornar uma terceira.





Coliseu

Assis

Itália atual

Adhemar em frente a Igreja de São Marcos em Veneza

Ruínas de Roma

Veneza

A Fita Branca



A Fita Branca ganhou a Palma de ouro no festival de Canes de 2009 e sua fotografia e tão perfeita que parece que foi tirada de um quadro e faz uma critica ao puritanismo excessivo na antiga sociedade Alemã que pode depois ter resultado no facismo e depois no nazismo.

Ederson Estevam da Silva

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Trecho do Filme Medo da Verdade

Quando criança, perguntei ao padre como ir para o céu e ainda nos protegermos de todo o mal do mundo.
Ele me disse o que Deus falou a seus filhos.
“Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio dos lobos,sede,portanto,prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” 

Ederson Estevam da Silva

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Elos de Amor: Poesia de nosso estimado artista profissional e poeta Roberto Luigi



É PRECISO SORRIR
É PRECISO SONHAR
EU PRECISO TE AMAR
É  PRECISO  CARINHO
É PRECISO  SABER VIVER
COM  AMOR  DE MÃOS  DADAS
COM UM LINDO JARDIM
SÓ  EU E  VOCÊ
COM O BELO PASSEIO DE CARRO
EM  PARIS,  EM  ROMA,
ALEMANHA E ESPANHA
A NOSSA  LUA  DE  MEL
EU E  ELA 
SOMOS DOIS  APAXONADOS  CEM  FIM
ROBERTO LUIGI E A MÁRCIA
COM  CARINHO DE AMOR
O  BELO  POEMA  DE AMOR


   ROBERTO  LUIGI

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Incêndio no Instituto Butantan

 Fogo queimou 70 mil espécies





O incêndio que atingiu o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, no início da manhã de sábado (15/05/2010), destruiu um dos principais acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo e o maior do Brasil. Mais de 70 mil espécies conservadas foram queimadas no local. Ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.
Cobras, aranhas e escorpiões
As chamas atingiram o prédio onde cientistas faziam pesquisa com cobras, aranhas e escorpiões. Os animais já mortos eram conservados em formol. As perdas ainda estão sendo contabilizadas. Ainda abalado, o curador do instituto diz que a perda é incalculável. “São cem anos de história. Não sei dizer mais nada”, disse Francisco Franco, curador da coleção.
Os animais vivos, como aranhas, foram retirados e levados para um local seguro.
O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas. Foi fundado em 23 de janeiro de 1901 e é responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário. O instituto é também um órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 
  
Ismael Masa 
Gravura Giovanne Tessari