quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lepra


 


  Lepra, hanseníase, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen) que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen.. É chamada de "a doença mais antiga do mundo", afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito, datando de 1350 a.C. Ela é endêmica (específica de uma região) em certos países tropicais, em particular na Ásia. O Brasil inclui-se entre os países de média endemicidade de lepra no mundo. Isto significa que apresenta um coeficiente de prevalência médio superior a um caso por mil habitantes (dado desatualizado) (MS, 1989). Os doentes são chamados leprosos, apesar de que este termo tenda a desaparecer com a diminuição do número de casos e dada a conotação pejorativa a ele associada.
   A lepra é uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de 2 a 5 anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas. O portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo. Pode causar incapacidade ou deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente, mas tem cura. O tratamento geralmente é fornecido por sistemas públicos de saúde (como o brasileiro Sistema Único de Saúde).
   A lepra foi durante muito tempo incurável e muito mutiladora, forçando o isolamento dos pacientes em leprosários, principalmente na Europa na Idade Média, onde eram obrigados a carregar sinos para anunciar a sua presença. A doença deu, nessa altura, origem a medidas de segregação, algumas vezes hereditárias.
   No Brasil existiram leis para que os portadores de lepra fossem "capturados" e obrigados a viver em leprosários, a exemplo do Sanatório Aimorés (em Bauru, SP),] o Hospital do Pirapitingui (Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes) e o Hospital  Curupaiti em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A lei "compulsória" foi revogada em 1962, porém o retorno dos pacientes ao seu convívio social era extremamente dificultoso em razão da pobreza e isolamento social e familiar a que eles estavam submetidos.
   A lepra é transmitida por gotículas de saliva. O bacilo Mycobacterium leprae é eliminado pelo aparelho respiratório da pessoa doente na forma de aerossol durante o ato de falar, espirrar, tossir ou beijar. Quase sempre ocorre entre contatos domiciliares, geralmente indivíduos que dormem num mesmo quarto. A contaminação se faz por via respiratória, pelas secreções nasais ou pela saliva, mas é muito pouco provável a cada contato. A incubação, excepcionalmente longa (vários anos), explica por que a doença se desenvolve mais comumente em indivíduos adultos, apesar de que crianças também podem ser contaminadas   
   Noventa por cento (90%) da população tem resistência ao bacilo de Hansen, causador da lepra, e conseguem controlar a infecção. As formas contagiantes são a virchowiana e a dimorfa. Nem toda pessoa exposta ao bacilo desenvolve a doença, apenas 5%. Acredita-se que isto se deva a múltiplos fatores, incluindo a genética individual.
Indivíduos após 15 dias de tratamento ou já curados não transmitem mais a lepra.

Gediel Fortunato

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Loucura Subjectiva


Às vezes não tenho tanto a certeza de quem tem o direito de dizer quando um homem é louco e quando não é. Às vezes penso que não há ninguém completamente louco tal como não há ninguém completamente são até a opinião geral o considerar assim ou assado. É como se não fosse tanto o que um tipo faz, mas o modo como a maioria das pessoas o encara quando o faz. 


William Faulkner, in 'Na Minha Morte'

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Triunfo

Triunfo


No mais ínfimo largar-se
e renascer e crescer
até que um dia a dor passe
a névoa se espume no ar
e você possa respirar
em gotas de concórdia
O navio se aproxima
o triunfo é um troféu invisível
matéria-espírito como realidade
como possibilidade.


Fernando Medeiros

O início, o fim e o meio


O filme começa contando a historia de Raul Santos Seixas desde a sua infância, e como começou sua historia e como terminou. Em 1973 Raul conheceu Paulo Coelho seu maior parceiro, através de um livro que  ele leu e acabou tendo a idéia de convidá-lo para escrever suas letras, esse convite acabou impulsionando sua carreira absurdamente, mas o sucesso da sua carreira não foi igual da sua vida pessoal e acabou tendo graves problemas com bebida e drogas, e o filme mostra como isso  acabou destruindo sua carreira musical e sua própria vida.

Giovanni Tessari

terça-feira, 8 de maio de 2012

ILUSTRES COMPANHEIROS DA VIDA EM OUTRA REALIDADE

EXEMPLOS      A        SEREM         SEGUIDOS
 

EDUARD EINSTEIN:  Filho caçula do primeiro casamento de Albert Einstein .
Foi uma criança brilhante, excelente aluno sendo CONSIDERADO MUITO ACIMA DA MEDIA por obter talentos intelectuais, artísticos e musicais.
Aos 20 anos ainda cursando medicina adoeceu de ESQUIZOFRENIA , procurou tratamento em um hospital psiquiátrico onde morou pelo resto da vida.




 

VICENT VAN GOGH:   Holandês  Vicent era filho de RELIGIOSOS  PROTESTANTES . Foi uma criança seria , quieta e intropesctiva  e mais tarde tornou-se um jovem de contato social empobrecido.
Muito RELIGIOSO  , era dedicado na leitura bíblica e TRABALHO COM ARTES,  especialmente PINTURA.
Já famoso pelas pinturas e muito doente pede para ser internado onde os sintomas da ESQUIZOFRENIA  ocasiona o corte de sua própria orelha . Poucos dias depois comete suicídio no hospital que estava internado.
Frase famosa de Vicent para seu irmão” A TRISTEZA DURARA PARA SEMPRE’’








JOHN FORBS NASH  JUNIOR; Norte americano filho de um engenheiro elétrico e uma professora de inglês.
Era uma criança criativa , aos 12 ANOS  já realizava experiências cientificas em seu quarto , porem sempre sozinho pois considerava que o trabalho em grupo inútil .
Antes da Matemática estudou  Engenharia química , mas foi com a matemática que se identificou sendo que ANTES DE SE GRADUAR JÁ DEFENDIA TESES.
Diagnosticado com Esquizofrenia  aos 30 anos  passou parte de sua vida dentro e fora de hospitais psiquiátricos . Casou-se e teve um filho  e  em 1994 recebeu o NOBEL DE MATEMATICA .
O filme UMA MENTE BRILHANTE FOI IINSPIRADO EM SUA BIOGRAFIA.









 .
ALBERTO SANTOS DUMONT :
Filho de um Frances com uma brasileira  foi AERONAUTA , ESPORTISTA E INVENTOR.
Projetou e construiu diversas invenções, que lhe rendeu o reconhecimento internacional.
PAI DA AVIAÇAO criou o relógio de pulso e realizou pesquisas sobre o helicóptero.
Já doente de uma esclerose múltipla ficou com DEPRESSAO  por ver sua invenção , o avião , sendo usado para a guerra, cometeu suicídio aos 59 anos.

 BENJAMIM   JACOB

domingo, 6 de maio de 2012

A Inglaterra não so vive de rock


Como os estrangeiros que acham que o Brasil só é feito de samba, também temos a mania de rotular outros paises, como a Inglatera que não é só feita de rock, e possui artistas muito criativos em outros estilos de música que vão desde o rap ao pop. E pra começar dou uma amostra de dois artistas ingleses muito talentosos.


 Birdy - People Help The People


 Plan B - ill Manors



quarta-feira, 2 de maio de 2012

O que e Borderline

Síndrome de Borderline, ou transtorno de personalidade Limítrofe, é uma grave doença psicológica. Os indivíduos com a síndrome de Borderline vivem no limite entre a normalidade e os surtos psicóticos.
As dificuldades para se relacionar, oscilações de humor e impulsividade são algumas características da síndrome de Borderline que o paciente pode apresentar, atingindo também as pessoas que o cercam. Esses sintomas começam a se manifestar na adolescência e se tornam mais frequentes no inicio da vida adulta.
A síndrome de Borderline é frequentemente confundida com esquizofrenia ou transtorno bipolar, porém possui características diferentes, como a duração e intensidade das emoções.

Sintomas da Síndrome de Borderline

Os sintomas da Síndrome de Borderline podem ser oscilações de humor, agressividade, irritabilidade, depressão, automutilação, comportamentos suicidas, medo de abandono, dificuldade em lidar com as emoções, mudanças de planos profissionais e nos círculos de amizades, impulsividade e baixa autoestima.

Diagnóstico da Síndrome de Borderline

O diagnóstico é feito através de características do transtorno, observadas por um psicólogo ou psiquiatra, e por experiências relatadas pelo individuo. É importante fazer exames fisiológicos, como hemograma e sorologia, para a exclusão de outras doenças.
O diagnóstico da síndrome de Borderline pode ser longo e complexo. Devido à semelhança com outras síndromes, é muito raro obter o diagnóstico precoce dessa doença.

Tratamento da Síndrome de Borderline

O tratamento é feito através de uma combinação de medicamentos e de acompanhamento psicológico. Os medicamentos usados com mais frequência no tratamento da síndrome de Borderline incluem anti-depressivos, estabilizadores de humor e tranquilizantes.
A psicoterapia é o principal tratamento utilizado, porém requer paciência e força de vontade do paciente. É na psicoterapia que o individuo aprende a lidar e controlar as suas emoções.
A síndrome de Borderline não tem cura, porém o tratamento ajuda a diminuir as crises de personalidade na doença.

Frankfurt : A flor do Reno.


Frankfurt am Main ou Francoforte do Meno, conhecida simplesmente como Frankfurt, é a maior cidade do estado alemão de Hesse e a quinta maior cidade da Alemanha, com uma população 670.000 habitantes em 2008. Sua área urbana tinha uma população estimada de 2,26 milhões de habitantes em 2001.[1] A cidade está no centro da Região metropolitana Reno-Meno que tem uma população de 5,3 milhões de habitantes e é a segunda maior região metropolitana da Alemanha.
Situada às margens do rio Meno, Frankfurt é o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. É a sede do Banco Central Europeu, do Deutsche Bundesbank, da Bolsa de Valores de Frankfurt e da Frankfurt Trade Fair, sendo também sede de diversos grandes bancos comerciais. O Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados aeroportos internacionais do mundo, a Estação Central de Frankfurt é uma das maiores estações da Europa e o Frankfurter Kreuz (intercâmbio Autobahn) é o mais utilizados intercâmbio na Europa continental. Frankfurt é a única cidade alemã listada como uma das dez cidades globais alfa do mundo. Frankfurt fica na Antiga Zona de Ocupação Estadunidense na Alemanha e era antigamente a cidade sede do Exército dos Estados Unidos na Alemanha.
Sua culinária e muito rica, e os principais pratos são a batata recheada com creme de yogurt, mostarda e carne suína tipica da Alemanha, e salsicha de metro com o pão de hambúrguer e é muito apreciada a cerveja da Bavaria. 
Os principais pontos turísticos, são os monumentos da época  do Stalin, e a famosa catedral esculpida em pedra, que demorou 60 anos para ser esculpida e é frequentemente visitada por cristãos. 
Eu recomendo.

Adhemar Venditi

Esmola à Alvorada



Esmola à Alvorada



Esmola à alvorada
O caminho é íngreme
A luta constante
e o salto ornamental.
Lá se foi o vento oriental.
Ficaram pedras de areia
na confluência do nada.
Esmola à alvorada
É só o que se pode dar
diante de tanto desamor.
Viola ao redentor.
Buscar um pingo de lágrima,
quando se aumenta a dor.
Esmola à alvorada
Caminho passo a passo
num mundo em ebulição.
A revolução das cores
dos meus olhos.
Defronta-se com sinistros sonhos
que revelam perdição.
Larga é a porta da perdição.
Esmola à alvorada
para  num lapso de espreita
encontrar de novo a porta estreita.
Esmola à alvorada meu corpo tornou-se...

Fernando Medeiros

É Hora




É HORA

É hora de bater na porta
e sentir o arrepio do medo
do nosso segredo que se avoluma.
É hora de virar espuma
como todos nós numa duna.
Então senti
o presságio de desespero.
É hora de abrir a porta
e sentir-se melhor
e colher uma cor.
É hora de partir
sem ritmo
alucinado e preso
ao tempo em mistério.
É hora de abrir a porta|
 sobrevoar o cemitério.
É hora de chorar
pelos que partem
pelos que ficam.
Eis que alguém abriu a porta,
e a luz dos mistérios
Descortinar-se-á
É hora de abrir a porta
e suportar a coragem.

Fernando Medeiros

Areia Movediça





Areia Movediça

Areia movediça.
Luz mortiça...
É preciso rever os passos.
Chão incólume
muitos estilhaços de balas...
Areia movediça na luz raquítica.
Areia movediça na geopolítica.
Estranho rastrear de atitude,
movediço a cada pedaço de chão.
Areia branca e incólume,
o risco do pântano.
E o pesadelo em flor.
Areia movediça
espelhadas por todos os chãos.
Cada passo é importante
para se chegar ao grotão.
Passo uniforme.
Areia movediça e
o risco iminente até
a altura dos dentes.
Os braços à procura
O chão incólume
contar com a proteção dos céus...

Fernando Medeiros