Nesta manhã de quarta feira é um prazer estar recebendo, a professora de fonoaudiologia da UNICAMP, professora da Bárbara, integrante de nosso blog. A professora Núbia Vianna.
Começamos com a nossa apresentação do nosso grupo aonde cada um se apresentou, falando seu nome e os objetivo do Blog do Tear.
Núbia é uma professora que acompanha os alunos de fonoaudiologia e fonoaudiólogas residentes em sua atividade e os alunos de medicina também.
Núbia gostou muito de poder está sendo entrevistada, por nós do grupo.
Aonde ela comenta:
A fonoaudiologia é uma profissão nova para reabilitar as pessoas com dificuldade de se expressar que por algum motivo tenha problemas de se comunicar.
É uma profissão que surgiu na década de 60 há pouco tempo, uma profissão que passou a entrar na saúde pública há pouco tempo também. Aonde precisa superar muito problemas.
Em hospitais particular existe bastante e pouco em hospitais público, tem poucas pessoas trabalhando nesta área. É uma profissão que tem uma finalidade muito importante, pois, atende vários tipos de problemas como pessoas com dificuldade de falar, pessoas que teve derrame e teve afetação na fala e em diversas ocasiões.
A fonoaudiologia é uma profissão muito importante porque sem a fala não existe a comunicação não conseguimos falar e nem responder uma pergunta. não teria como se comunicar com as outras pessoas, de uma forma mais precisa.
Núbia contou sobre a importância da voz estar boa como os cantores, que as vezes procuram a fonoaudiologia, quando estão com a voz ruim aonde teria que procurar antes do problema e também falar de professores que precisa também de ter uma voz boa para poder está ensinando em sala de aula. Comentou que o professor de canto tem que ter também um treinamento diferente de um professor de sala de aula.
Núbia também fala que pessoas com dificuldades de ouvir, precisa de aparelho de audição, aqueles que coloca no ouvido, pois, a pessoa também precisa ouvir bem para poder falar corretamente. A audição é muito importante para as pessoas estar participando das conversas, nos locais aonde vão.
É importante do papel do fonoaudiólogo para fazer a adaptação no ouvido do paciente, pois, nem sempre o aparelho dá certo no ouvido do paciente, aonde é preciso fazer uma adaptação através da ajuda do fonoaudiólogo.
Vale também lembrar que este aparelho de audição, é fornecido pelo sistema público de saúde um aparelho que na verdade não é de graça porque é fornecido através do imposto que nós pagamos.
Temos poucos fonoaudiólogos nos centros de saúde e um número muito menor na saúde mental.
Núbia é uma professora que nasceu no Rio de Janeiro e entrou nesta profissão para poder ajudar as pessoas que tinha dificuldade de falar, porque na sua infância, se identificava com pessoas surdas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário