quarta-feira, 29 de maio de 2019

O Valor do Trabalho

Resultado de imagem para trabalho    
     O trabalho é muito bom para nós pois o trabalho enaltece e edifica.
    Pelo fato da gente estar fazendo algo, estar andando, se movimentando, isto faz muito bem, muitos quando se aposentam, quando não tem condição financeira de estar viajando e aproveitando a vida, acabam adoecendo pelo fato de não ter nada mais para fazer.
   Muitas pessoas quando se aposentam, acabam continuando fazendo outros tipos de trabalho, pelo motivo de estar acostumado ou pelo fato de ter uma grana extra no fim do mês. Muitas pessoas que estão fora do mercado de trabalho, procuram estar de volta no setor mas, estamos num país aonde o mercado de trabalho está a cada dia fechando mais portas de serviço, com as falências das empresas. Muitas empresas as vezes contratam mas,  no entanto, pagam um salário que a pessoa não consegue sobreviver.
     Aqui estamos num país que praticamente não está mais surgindo vaga de empregos devido a uma política voltada para o setor privado e para os grandes banqueiros, aonde o país está voltado para um política aonde os pobres vão ficar cada vez numa situação mais difícil depois que não tiver mais condição de trabalhar vão ficar sem serviço e sem saúde, pois, sem dinheiro ele não terá condição de pagar um convênio e o atendimento público já está falindo a cada dia.
   Uma grande maioria das pessoas trabalham mas, não tem remuneração como podemos citar as mulheres que as vezes fazem o serviço domésticos em casa, não ganham e não são valorizadas.
   Trabalhamos muito mas, as vezes acabamos nos endividando, pois, pode ser por vários motivos. Como podemos citar, que as vezes, temos o hábito de comprar muitas coisas que as vezes podemos deixar para comprar em outra oportunidade e em outros casos acabamos ficando endividado devido a necessidades, pois, as vezes temos que comprar um remédio que não pode esperar ou até mesmo pagar aluguel que não pode ficar atrasado.
    E, finalmente, muitas vezes temos o trabalho negado, por ter uma deficiência, um transtorno ou uma doença que na verdade não atrapalha nós exercermos uma atividade de trabalho mas, pelo preconceito, as empresas não contratam e não nos dão sequer uma oportunidade profissional.

    
 





quarta-feira, 22 de maio de 2019

TEAR DAS ARTES E ESCOLA CARMELINA conversam sobre Saúde Mental e 18 de maio!


CECCO TEAR DAS ARTES & E.M.E.F. CARMELINA CASTRO RINCO
CONVERSANDO SOBRE DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


    Em nossa parceria com a escola Carmelina, conversamos sobre o 18 de maio, dia da Luta Antimanicomial. Nos reunimos no dia 17 de maio, uma sexta-feira, no espaço do Tear e em uma roda conversamos abertamente sobre os estigmas do adoecimento mental e as experiências/observações que os adolescentes tinham sobre o tema. Nesse mesmo dia assistimos um vídeo que falava sobre o livro Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, e produzimos alguns cartazes com dizeres sobre a "Luta". Foi uma experiência maravilhosa em que pudemos dialogar com os adolescentes e seus professores presentes sobre como podemos refletir e nos unir para combater o preconceito com as pessoas portadoras de algum sofrimento mental e também para que possamos nos amparar, enquanto adolescentes, profissionais e indivíduos em uma sociedade cada vez mais excludente e estigmatizadora. 
     Na escola os professores trabalharam algumas questões sobre saúde mental e pediram para os alunos responderem perguntas, por exemplo: o que é louco? o que é Manicômio? Como devem ser tratados?
      Algumas respostas são bem interessantes e vamos reproduzir abaixo...

    "Pessoas com algum problema mental devem ser tratados com carinho por familiares, amigos ou qualquer outra pessoa. As pessoas não devem ter vergonha por terem a doença."

     "Loucos são pessoas que sofrem de uma alegria excessiva"

    "Louco é uma pessoa que precisa de tratamento pois não vê as coisas claramente e nem escuta claramente, essa pessoa tem a mente confusa".



      CARTAZ ELABORADO POR ELES: "TRANCAR NÃO É TRATAR !"





quarta-feira, 15 de maio de 2019

Respeito aos novos participantes

   Estamos aqui recebendo um pessoal novo que está vindo participar do blog pela primeira vez. Estamos apresentando os objetivos do nosso blog, que é um blog muito importante, pois ele é a fala daqueles que não tem voz, aonde falamos tudo aquilo que a sociedade está sofrendo, com a nova política neoliberal, que foi imposto no Brasil.
  É um pessoal que antes frequentava o Tear e fazia várias  atividades como dança, músicas e participava do Tear. Foi um pessoal que deixou de frequentar o Tear pois tiveram que ir trabalhar e não puderam mais vir aqui no Tear.
  Estamos recebendo Analice que começou a ter dificuldade de falar, com uma gagueira, e depois  foi afetando o seu movimento e acabou ficando sem a fala. A fala é algo importante para a pessoa, pois, através da fala é que a pessoa se comunica bem. 
 No entanto conseguimos se comunicar com nossa nova participante, sem a fala, pois fizemos umas perguntas e pedimos para ela piscar o olho se estivesse entendendo o que nós estávamos falando. Ela se comunicou com nós. Ela piscou o olho confirmando que estava entendendo o que nós estávamos conversando.
 Infelizmente hoje não temos um atendimento adequado nos centros de saúde, pois, estamos num governo que não investe na saúde pública. Pensamos que investir na saúde pública, investir na saúde é ter retorno pois, uma sociedade mais saudável,  uma sociedade com mais vitalidade é uma sociedade que dá menos gasto em todos os sentidos e produz mais para o país.