sexta-feira, 25 de março de 2022

A Dona Rê se foi - Nota de falecimento e Femenagem

 É com pesar que comunicamos o falecimento de Regina Simião usuária da Casa de Cultura Andorinhas e CeCCo Tear das Artes, nossa amiga e referência de luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas e direitos das mulheres, em especial pelos direitos das mulheres negras. Regina faleceu na noite de ontem, 24/03/2022. 

Publicamos abaixo a nota em femenagem a ela feita pela Associação das Promotoras Legais Populares (PLPs) Cida da Terra de Campinas e Região.


FEMENAGEM A REGINA SIMIÃO

16/12/1940 - 24/03/2022

Nós, da Associação de PLPs  Cida da Terra de Campinas e Região estamos muito tristes, pois hoje nossa amiga, comadre e referência REGINA SIMIÃO partiu.

 Daqui para frente, teremos que conviver com uma lacuna que jamais será preenchida.

Porém, dentro de cada uma de nós,  sempre existirá um pedaço da alegria,  da cumplicidade e da responsabilidade de continuar lutando pelas mulheres, em particular as mulheres negras, de periferia, trabalhadoras domésticas, idosas enfim, lutar pelas mulheres socialmente mais vulneráveis.

Regina Simião, Uma criança
que, aos 8 anos foi vitima do trabalho doméstico infantil;

                              Uma jovem que sofreu abusos de patroas e patrões;

                              Uma mulher que foi vítima de violência doméstica;

                             Uma Mulher que não perdeu a Esperança, o Afeto e a Coragem

Hoje, Regina Simião  nos deixa o legado de LUTA por uma sociedade justa e igual para as mulheres pois, transformou seu sofrimento em LUTA, contribuindo para a organização das Trabalhadoras Domésticas,  com a fundação do Projeto e Movimento das PLPs em Campinas e Região, com o Festival Comunitário Negro Zumbi/FECONEZU, com a Organização de Mulheres Negras Brasileiras. 

ASÉ e LUTA REGINA SIMIÃO PRESENTE!!!

Promotoras Legais Populares

Regina nos deixou, mas sempre viverá em nossas mentes e corações!


quarta-feira, 23 de março de 2022

Entrando e Saindo de Confusões

                                                     

Você já se sentiu provocado (a) por alguém? Já se envolveu em alguma confusão?  Você já perdeu a razão por causa disso? Como você lida com essas coisas?

No dia de hoje conversamos sobre várias situações que passamos na vida. Em relacionamentos amorosos, relacionamentos familiares, relacionamentos sociais e relacionamentos profissionais. Há pessoas de nosso grupo que se sentem constantemente provocados ou prejudicados por outras pessoas. Há também situações que as pessoas se sentem perseguidas por nós. Tem vezes que a gente pode por essa razão se envolver em confusões ou tenha desentendimentos. Tem gente que perde até a calma. Para essas situações temos algumas dicas:

1) Se acalmar ajuda - sempre que você estiver no meio de um desentendimento seja com pessoas íntimas, na rua ou no trabalho é importante tentar se acalmar para entender melhor o que está acontecendo e o motivo de estar tão irritado (a). 

2) As vezes a gente explode -  é comum em situações estressantes ficarmos nervosos (as). Tem horas que a gente age de maneiras que se arrepende depois. Terapia ajuda? Sim ajuda. Uma das pessoas do Blog trata destas questões em sua terapia e isso tem ajudado bastante a controlar seu nervosismo. "Para mim a terapia está sendo boa porque a minha terapeuta me ajuda a refletir sobre meus problemas e resolver as coisas de forma mais tranquila, no diálogo. Esses dias passei por um problema que fui agredido por outra pessoa e a forma como reagi foi de um jeito que eu não gostei, queria ter lidado de forma diferente"

3) Mudar o estilo de vida pode ajudar - outro membro do Blog contou que mudou de vida depois de ter tido uma discussão no transito em que ele foi extremamente agressivo com a outra pessoa e isso fez ele refletir sobre suas atitudes e tentar mudar sua vida e seus hábitos. Cuidar da sua saúde, alimentação e repouso é fundamental para nosso bem estar.

4) Violência gera mais violência: Olho por olho dente por dente? Muitos de nós convivemos na vida com a violência seja em nossas famílias  ou na sociedade como um todo. Já fomos vítima de violência ou fomos incentivados a resolver nossos problemas na base da violência. Hoje, conversando, percebemos o quanto a cultura de usar a violência como forma de resolver problemas cria outros problemas ao invés de resolvê-los.

                                            

5) Legítima defesa: há membros de nosso Blog que já sofreram preconceito, racismo e discriminação ou foram desrespeitados (as). Nessas circunstância no geral nós tentamos encontrar uma forma pacífica de resolver o problema, mas há situações em que nós não conseguimos ajuda e já foi necessário reagir para interromper a violência sofrida. Pessoas que já passaram por isso, hoje, reconhecem que gostariam de ter resolvido de outra forma mas, na ocasião, parecia não ter outra alternativa e por isso a violência que usaram foi para garantir sua defesa e a defesa de seus direito e não para atacar a outra pessoa.

                                           

6) Lado Positivo: por último, mas não menos importante, é sempre necessário vermos o lado positivo das situações, principalmente, o que cada situação nos ensina na vida.

Nossa Conclusão: esperamos que essa reflexão te ajude. Onde você estiver saiba que você não está só, pedir socorro ajuda. Tem situações que podemos pedir ajuda a familiares e amigos (os). Mas tem outras situações que a gente vai precisar de ajuda profissional, tipo uma terapeuta ou outro profissional de saúde, porque a família pode ser o problema. Pode ser ainda que seja preciso procurar a assistência social, a justiça ou até a polícia. O importante é buscar apoio e para isso ocorrer é extremamente importante que os SUS e todos os outros serviços públicos funcionem para nosso benefício e de todas as pessoas que precisarem.

Pensamento do dia:

"Covarde é aquele que mesmo sabendo que é mais forte que seu adversário luta e o fere" (Maíra Terapeuta do CS DIC I )

 

quarta-feira, 9 de março de 2022

Consciência Negra

Novembro marca o mês e dia 20 é o dia da Consciência Negra. Sobre essa importante data entendemos que a questão racial, a história da população negra e do reconhecimento dos seus direitos deve ser uma luta diária. Essa importante data marca a data em que Zumbi dos Palmares foi assassinado. Ele representa um símbolo de resistência contra a escravidão e pela equidade de direitos entre a população brasileira, reconhecendo a nossa história de escravidão e abandono do povo negro escravizado após o final da escravidão. 

Em nosso grupo temos diferentes opiniões sobre ter uma data que marca essa história de luta. Há pessoas no grupo que defendem a data como importante marco para a luta, há pessoas que entendem que essa luta tem que ser feita todos os dias e que não deve se restringir há um dia específico.

Sobre a igualdade racial entendemos que é algo difícil de se alcançar  em nosso país, mas a importância da luta pelos direitos da população negra tem que ser contínua. O dia 20 de novembro tem a cada dia demonstrado a importância de manter nossa memória sobre o quanto nosso país segue sustentando uma sociedade injusta e racista. 

Temos em nosso grupo diferenças de opinião sobre qual é a melhor estratégia para colocar para a nossa sociedade brasileira a importância da discussão sobre o racismo e a luta pelos direitos da população negra.

De uma coisa temos certeza, nós reconhecemos que vivemos em um país racista e que precisamos de cada vez mais espaços de luta, resistência e valorização da cultura negra, africana e afro-brasileira.

Concluímos que se não houvesse o dia 20 de novembro não não estaríamos fazendo essa discussão e por isso sua importância está colocada.





Guerra


    

     Há aproximadamente 3 semanas está acontecendo uma guerra entre Rússia e Ucrânia, dois países integrantes da antiga União Soviética. 

     O que temos visto é uma divisão de opiniões sobre os motivos que geraram essa guerra, bem como as outras guerras que estão acontecendo no mundo em outros lugares envolvendo outros países como as guerras que estão acontecendo agora ou que já aconteceram recentemente em lugares como Oriente Médio (envolvendo Israel e Palestina), Iêmen (em conflito com a Arábia Saudita), as recentes guerras no Iraque e Afeganistão países que foram invadidos pelos Estados Unidos e Outros Países da Europa (Como França, Inglaterra e Alemanha), como está acontecendo agora na Ucrânia invadida pela Rússia. 

    As guerras sempre tem motivações econômicas ou de interesses políticos. Envolvem, por exemplo, interesse pelo domínio de lugares com recursos naturais de grande interesse econômico como petróleo, gás natural entre outras coisas ou pela disputa de territórios que são estratégicos para atender a interesses de povos e governantes.

   O que percebemos também é que quem mais sofre na guerra é o povo que vive nesses lugares. Muitas pessoas morrem assassinadas no conflito, são mortas por soldados, em bombardeios ou também morrem de fome, frio e doenças devido a escassez de recursos e serviços provocados pela guerra.

   As guerras são geradas por conflitos entre países e políticos poderosos, a maioria das situações começa pela vontade de pessoas com muito poder. Há sempre 2 lados na guerra, é difícil pensar em uma lado bom e outro mau. A guerra, na maioria das vezes, não atende a vontade do povo. Os envolvidos tem suas responsabilidades e não devemos nos deixar levar por teorias que buscam nos induzir a apoiar de forma absoluta um dos lados envolvidos sem levar em consideração toda a problemática. Isso não quer dizer que não temos valores e coisas que acreditamos, mas sim que entendemos que a guerra não resolve problemas, mas sim cria muitos outros. 

    Obs 1: Há muitos países e governantes que hoje condenam países envolvidos na Guerra na Ucrânia, mas que já foram eles mesmos responsáveis por causar a Guerra em outros lugares antes do que está acontecendo agora.  

    Obs 2: Queremos a paz.