Você já parou para pensar como tem sido difícil resolver os problemas da vida?
Em nossa redação temos pessoas com experiências diferentes que compartilharam diversas opiniões sobre como lidar com os desafios do dia a dia. Um dos exemplos é o da saúde mental. Uma parte das pessoas do nosso grupo contaram que estão insatisfeitas com o fato de que no seu tratamento de saúde mental não sente-se ouvidas pelos profissionais que fazem seu atendimento. Sabemos que os profissionais tem conhecimento na área que atuam, mas esse conhecimento só se confirma com a validação e avaliação positiva das pessoas que são atendidas, pois, são essas pessoas que tem o conhecimento sobre sua experiência e a experiência do profissional ajuda a promover o seu bem estar. Então, nada se faz sozinho é preciso a parceria entre profissional e usuário para que o cuidado em saúde mental se efetive.
Em relação a problemas em geral a melhor forma de resolver os problemas é avaliar cada situação. Não existe uma fórmula mágica que resolve todos os problemas. Cada pessoa tem seus segredos. Algumas pessoas preferem ficar sozinhas, pois, isso permite ficar recolhido para refletir melhor sobre a situação que está enfrentando, já outras pessoas preferem estar na companhia de outras pessoas porque sozinhas não tem motivação e ânimo para lidar com seus problemas.
Mas a gente somente vai conseguir resolver as coisas só ou acompanhado? Depende. Pessoas que se sentem bem sozinhas também sentem necessidade de estar na companhia de outras pessoas por necessidade ou porque gostam e vice-versa. Pessoas que preferem a companhia de outras pessoas sentem também necessidade de ficar sozinhas às vezes, na intimidade do próprio lar, para refletir sobre seus problemas.
Há ainda pessoas que convivem com um transtorno mental e percebem que não podem ficar muito tempo sozinhas, pois, sentem-se angustiadas ou deprimidas e precisam do apoio de outras pessoas para auxiliar em seus cuidados.
Nossa conclusão é que é possível estar sozinho ou na companhia de outras pessoas. Nem sempre preferir ficar sozinho é sinal de que estamos precisando de ajuda, mas temos sempre que ter atenção para situações que precisamos de ajuda. É possível também estar no meio de uma multidão e sentir-se só, como se não tivesse ninguém com quem contar. Temos sempre que nos manter vigilantes para sabermos quando precisamos de apoio ou quando precisamos ajudar outra pessoa que está precisando do nosso apoio.
Parabéns por este texto! Muito importante essa reflexão!
ResponderExcluirOlá amigos do Tear, antes de tudo digo que já passei por aí.
ResponderExcluirAcho que até certo momento da vida estamos e ficamos sozinhos por um tempo, mas que isso fosse breve e não durasse a vida toda, a solidão machuca e causa tristeza. Enquanto estamos com pai e mãe e ainda familiares ocupa - se a mente e faz bem, mas existem doentes mentais que mesmo com a presença familiar vivem em estados de solidão e abandono !
Ter uma namorada (o) faz bem mas também depende de como vai o relacionamento, se dão bem ou não ! Muitos pelo estado mental não dão certo e há intrigas, as doenças mentais nos causam problemas e transtornos que dificultará uma vida mais perto do normal, ou seja, muitos nem há a condição de viver a dois.
Quem bom seria que depois de muito tempo todos encontrassem um parceiro (a) e fossem feliz, mas infelizmente não é assim, a tampa da panela existe, mas em muitos relacionamentos separa - se e não dá certo.
Até e espero tem contribuído para o tema ....