segunda-feira, 14 de abril de 2025

Pós-modernidade e o Mercado de Trabalho

                              


Pós-modernidade? O que é?

Pós-modernidade surgiu na década de 1950 após a segunda guerra mundial e existe até no dias atuais,

Questão dos trabalhos humanos, por exemplo, Ubers ou taxista como os carros autónomos, quais são as consequência futuras o tanto de pessoas desempregadas. 

Por um lado os serviços braçais diminuiu muito com as maquinas trabalhando nesses serviço e trabalhos que exige eficiência como administração, contabilidade e arquitetura exige mais humano formados. 

No momento atual do Brasil é a escala 6x1 onde o trabalhador tem que trabalhar em varias áreas diferente ao mesmo tempo ou seja a jornada de trabalho é muito extensa é isso prejudica a saúde mental do trabalhador casando burnout que o esgotamento físico da pessoas. Pois no futuro os mercados do futuro não tem caixa você pega sua mercadoria e paga no computador caixista ou balconista. 

Outro exemplos, será que os serviços públicos os professores vão desaparecer? Porque hoje tudo é a internet como um avatar que representa um professor ou aulas EAD com aulas online ou um meta-verso com aulas presenciais em um mundo digital. 

Entendemos que no mundo a profissão de ser professor não vai acabar porque serviços essenciais precisa de um professor mesmo que uma pequena parcela de pessoas aprende de forma auto didática. 

O que se diferencia a maquina do ser humano é a imperfeição e a criatividade pois isso a maquina não entende porque para nós seres humanos entendemos numero 0 a 9 já a maquina entende 0 a 1 números binários.

No entanto ao tratarmos do humano observamos que dentro de suas necessidades o entendimento de suas próprias questões o atravessam e por vários modos, sendo um deles o trabalho.

Outras estruturas se dispõem para compor o individuo e como é observado nas tribos do povos originários as atribuições de cada um se volta para o grupo.

O que fala um dos participantes do grupo diz que atualmente parecemos mais como um rebanho e a forma ideal é a de agirmos através do coletivo.

A manipulação das pessoas através da religião é uma questão importante e a intenção de governos é o controle de sua população.

A violência é uma recurso de dominação que determina muitas relações importantes..

Atribui-se segundo um outro participante a pós-modernidade tem diferenças em relação a um pensamento moderno onde o olhar para o que ocorre no processo seja remodelado para que,o que não corresponde ao esperado seja corrigido.

 


O que é modernidade? É o que não é antigo?


Quando o presente encontra o futuro? A modernidade é o que não é antigo? As respostas possíveis devem ir ao encontro a quem a pergunta atende, entretanto atribui-se ao pensamento cientifico o surgimento deste período. Quanto mais tecnologia aumenta mais o sofrimento aumenta, com as guerras e a escalada das desigualdades.

Identificamos que o chamado pensamento moderno surgiu a partir do momento em que a humanidade passou a questionar as explicações fornecidas pelas religiões sobre a vida, que consideravam que grande parte dos acontecimentos está relacionado a vontade divina. 

A visão do pensamento antes do modernismo atribuía ao sagrado o que se relacionava ao comportamento social de forma geral. O que pensadores como "Descartes" e Nietzsche se dedicaram a contradizer.

A modernidade é contraditória. Ao mesmo tempo que revolucionou a forma de viver valorizando o pensamento das pessoas como disse o filósofo Descartes: "Penso logo Existo", também trouxe a forma de pensar a vida que se concentra na valorização excessiva do ser individual e dos bens materiais. 

O individualismo é uma das questões que contribuíram para aspectos negativos da modernidade.

A modernidade trás coisas que são prejudiciais e como fazer para lidar com isto.

A solução pode estar no coletivo, "como ferramenta", para trocas de ideias e perspectivas para caminhos possíveis, inspirados em aspectos e conhecimentos ancestrais e de povos originários.

Portanto, o pensamento como um direito da humanidade precisa estar acompanhado de preocupações sobre a vida que levem em consideração que o mundo não é somente dos indíviduos porque vivemos em comunidade.

Comunidades são formadas pela humanidade e pela natureza. Pessoas não existem sem a natureza porque dependemos dos recursos naturais para sobreviver.

O povo reunido tem força e poder de transformação. Mas, para isso é preciso enfrentar interesses de pessoas que não reconhecem que o bem comum é um direito e uma responsabilidade de todas as pessoas. 

Há quem pense que as pessoas que tem recursos, riqueza e outros bens materiais tem porque merece e não reconhece que a desigualdade de direitos e oportunidades e a grande responsável pela miséria, fome e violência sofrida por muitos, enquanto, muito poucos acumulam riqueza e lucro explorando a maioria oprimida.