sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um pouco de poesia para o ano que se encerra

 


O Dia

O sol voltou a brilhar
perto do amanhecer,
o pássaro a cantar
e a água a beber

Mais lindo é o soprar
do vento e vencer
com a bola a rolar
e a torcida a ferver

O tempo de sorrir
sem toalhas molhar
ou pratos para lavar

É tempo de partir
para não mais voltar
do porto a falar



A Tigela

A minha tigela
é grande
acendi a vela
da estante

Certamente a tela
um dia em um instante
abriu a janela
do pensamento

Enfim o verde
que a outros indica
a água complica

E assim perde
uma fica
e a outra estica 


Robertinho



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Homenagem ao CeCCo Tear das Artes: há 10 anos tecendo cidadania!!

No dia 17 de dezembro de 2011 o Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes completou 10 anos de vida. É pois é pessoal, já somos pré-adolescentes  e a cada novo dia e ano estamos ficando mais velhos, ops! Mais velhos não, mais maduros.
A semana dos dez anos foi marcada por uma programação que contou com várias atividades especiais. Tivemos as oficinas de Bonecos de Mamulengo, Grafite, Flor de EVA, o Ateliê Livre, o Ensaio Aberto, a Roda de Conversa de "Convivência e Qualidade de Vida" e a nossa Festa de Aniversário de 10 anos, ufa...a semana foi intensa e estes dez anos também. Muito obrigado a todos que estiveram por aqui, prestigiando e participando das atividades.
Opa, quase nos esquecemos! Nesta semana também tivemos a pré-estréia e exibição do documentário produzido pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas em homenagem aos 10 anos do Tear das Artes. Este pequeno-grandioso documentário foi realizado em parceria com a equipe do CeCCo Tear das Artes e, como não poderia deixar de ser, eles a razão de nossa existência os nossos usuários e frequentadores!!!! 

Para aqueles que não assistiram, eis aqui em primeira mão:



É pessoal, estamos emocionados e sem palavras para expressar todo a nossa gratidão e carinho por todos que construíram e fazem parte desta história!
Usuários, familiares de usuários, profissionais de saúde, colaboradores,  instituições parceiras, voluntários, gestores, artistas, poetas, músicos, filósofos, proseadores, críticos de cinema, blogueiros, ceramistas, cozinheiros, amigos, conhecidos, vizinhos, cinegrafistas, radialistas, comunicadores, professores, estudantes...e...olha são tantas pessoas e tantas emoções!!!

Se for pra somar, demorô pode vir! Mas se for pra dividir pode ir, pode ir!!!


Parabéns CeCCo Tear das Artes, muitas felicidades e tenha muitos, muitos anos de vida!!!! 



Grande e imenso abraço a todos!!!Muito obrigado!!

Equipe Tudo Acontece

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tibet uma região intrigante e um exemplo de cultura a ser seguida.

O Tibete ou Tibet é uma região de planalto da Ásia, um território disputado situado ao norte da cordilheira do Himalaia. É habitada pelos tibetanos e outros grupos étnicos como os monpas e os lhobas, além de grandes minorias de chineses han e hui. O Tibete é a região mais alta do mundo, com uma elevação média de 4 900 metros de altitude, e por vezes recebe a designação de "o teto do mundo" ou "o telhado do mundo".[1]
A história do Tibete teve início há cerca de 2 100 anos,

Tibete cultural/histórico (em destaque), ilustrado com as diferentes reivindicações territoriais.
Light green.PNG Solid yellow.svg  Região Autônoma do Tibete, dentro da República Popular da China
Red.svg Solid orange.svg Solid yellow.svg  Tibete Histórico, tal como alegado pelos grupos tibetanos no exílio
Solid lightblue.png Solid orange.svg Light green.PNG Solid yellow.svg  Regiões designadas como 'tibetanas' pela República Popular da China
Light green.PNG  Áreas controladas pelos chineses e reivindicadas pela Índia como parte de Aksai Chin
Solid lightblue.png  Regiões administradas pelos indianos e reivindicadas pela China como parte do Tibete
Solid blue.svg  Outras áreas historicametne dentro da esfera cultural tibetana
Em 127 a.C. uma dinastia militar fixou-se no vale de Yarlung e passou a comandar a região, perdurando-se esta situação por oito séculos. Por centenas de anos "belicistas" o Tibete investiu sobre terras vizinhas.
Este comportamento mudou em 617, quando o imperador Songtsen Gampo - 33º rei do Tibete – começou a transformar a civilização feudo-militar em um império mais pacífico. Seu reinado durou até 701, e seu legado foi imenso: criou o alfabeto tibetano; escreveu e estabeleceu o sistema legal tibetano (baseado no princípio moral segundo o qual é valorizada a proteção do meio-ambiente e da natureza); favoreceu o livre exercício religioso do budismo, e; construiu vários templos (dentre eles destacam-se o Jokhang e o Ramoche).
Seus sucessores continuaram a transformação cultural, custeando traduções e criando instituições. O próximo rei do Tibete foi Tride Tsukden (704 – 754), o qual deixou seu filho como sucessor, o rei Trisong Detsen.
A partir do século VII a região tornou-se o centro do lamaísmo, religião baseada no budismo, transformando o país num poderoso reinado. Antigo objeto de cobiça dos chineses, no século XVII o Tibete é declarado incluído no território soberano da China. A partir daí seguem-se dois séculos de luta do Tibete por independência, conquistada - temporariamente - em 1912.
Em 1950 o regime comunista da China ordena a invasão da região, que é anexada como província. A oposição tibetana é derrotada numa revolta armada em 1959. Como conseqüência, o 14° Dalai Lama, Tenzin Gyatso, líder espiritual e político tibetano, retira-se para o norte da Índia, onde instala em Dharamsala um governo de exílio.
Em setembro de 1965, contra a vontade popular de seus habitantes, o país torna-se região autônoma da China. Entre 1987 e 1989 tropas comunistas reprimem com violência qualquer manifestação contrária à sua presença. Há denúncias de violação dos direitos humanos pelos chineses, resultantes de uma política de genocídio cultural.
Em agosto de 1993 iniciam-se conversações entre representantes do Dalai Lama, laureado com o prêmio Nobel da Paz em 1989, e os chineses, mas mostram-se infrutíferas. Em maio de 1995 é anunciado pelo Dalai Lama o novo Panchen Lama, Choekyi Nyima, de 6 anos, o segundo na hierarquia religiosa do país. O governo de Pequim reage e afirma ter reconhecido Gyaincain Norbu, também de 6 anos, filho de um membro do Partido Comunista da China, como a verdadeira encarnação da alma do Panchen Lama.
Ugyen Tranley, o Karmapa Lama, terceiro mais importante líder budista tibetano, reconhecido tanto pelo governo da China como pelos tibetanos seguidores do Dalai Lama, foge do país em dezembro de 1999 e pede asilo à Índia. A China tenta negociar seu retorno, mas Tranley, de catorze anos, critica a ocupação chinesa no Tibete.
A causa da independência do Tibete ganha força perante a opinião pública ocidental após o massacre de manifestantes pelo exército chinês na praça da Paz Celestial e a concessão do Prêmio Nobel da Paz a Tenzin Gyatso, ambos em 1989. Dalai Lama passa a ser recebido por chefes de Estado, o que provoca protestos entre os chineses. No início de 1999, o governo chinês lança uma campanha de difusão do ateísmo no Tibete. A fuga do Karmapa Lama causa embaraço à China.
O Tibete é, ainda hoje, considerado pela China como uma região autônoma chinesa (Xizang).
No campo da cultura, das artes e informação algumas pessoas ficaram bastante conhecidas a partir da divulgação que fizeram da cultura tibetana.
Heinrich Harrer:  Alpinista austríaco autor do livro "Sete anos no Tibet" que serviu de base para filme de mesmo nome cuja temática fala da história de 2 alpinistas austríacos refugiados no Tibet durante a segunda-guerra mundial.
Lobsang Rampa (pseudônimo do escritor inglês Cyrill Hoskins) ficou conhecido no mundo todo por livros como " Terceira Visão", "O médico de Lhasa" e " Minha vida com o Lama" onde trata da cultura tibetana, aguçou e continua atraindo interesse do mundo todo pelo conteúdo de sua obra e revelação de que seu corpo teria sofrido transmigração e depois ocupado por Lama Tibetano.
Atual Dalai Lama: Tenzin Gyatso, lider espiritual e ex- lider político do Tibet. è reconhecido mundialmente pelo sua resistência e reivindicação contra a dominação chinesa no Tibet. É adepto da resistência pacífica, a exemplo do que pregava Ghandi.  Recebeu em 1989 o prêmio Nobel da Paz. Até hoje é respeitado em todo mundo pela sua lideranção espiritual e a suas idéias de aproximação entre religiosidade e ciência.

Dicas de livros e obras legais e interessantes:
Livros:
"Sete anos no Tibet" e "Terceira Visão".
Filmes:
 "Sete anos do Tibet" e o "Rapto do Menino Dourado"

                                             Trailer de Sete anos no Tibet

          "O que mais me supreende na humanidade são os homens. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer. E morrem como se nunca tivessem vivido." 
Equipe Tudo Acontece.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A estrela mais bela do Universo



O sol nasce de dia, as estrelas não vemos mais
A nuvem recheia o céu e a chuva é benção para nós
O tempo vai passando e o sol aquece mais e mais
Estamos em perigo, mas Deus é fiel

É mesmo assim,é mesmo assim,é mesmo assim,é mesmo assim
Todo dia temos sol, ohhh, todo dia temos, ohhh, todo dia temos sol, ohhh
Isso é uma dádiva de Deus, a noite vem às estrelas também, juntas com a lua para embelezar o céu que Deus criou para nós

O sol dá vida para nós também, para natureza
O sol de manhã dá saúde para nossa pele ficar mais bonita
A terra quando ela gira esconde uma parte do sol
Para refrescar um lado do planeta e isto é lindo demais


Gediel Fortunato da Silva

Coração Axé



Lá na Bahia tem um coração axé
Lá na Bahia tem um coração axé
Como eu quero como eu amo
Como eu curto essa mulher
Lá na Bahia tem um coração axé
E tem um furacão baiano
Que eu quero conhecer
Quando ela sobe no palco faz a terra estremecer
Provocando todo mundo
Que vai lá só pra Le ver
Ela canta ela dança
Fica na ponta do pé
Provocando todo mundo
Com seu charme de mulher
Eu estou preocupado
Vivo sonhando acordado
Em comer seu acarajé

João Poeta

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Campinas, cidade grande, de mudanças, bagunças, cambalachos e oportunidades.

Fazemos aqui nossa homenagem e protesto. Como campineiros que somos, de nascimento ou de adoção zelamos pela vida em nossa cidade, em todos os sentidos.

Vista Aérea do Viaduto Miguel Vicente Cury e Praça Interna
                                   
Vista Atual do Terminal Central e Viaduto Miguel Vicente Cury 


M: Campinas costumava ser uma cidade de paz e de tranquilidade. O tempo passou e ela tornou-se perigosa com uma atmosfera pesada.
T: A cidade tem se desenvolvido muito para o bem e para o mal. Por exemplo, uma série de construções antigas e históricas foram substituídas por estruturas modernas que nem sempre trazem avanços e qualidade de vida para a população. O centro da cidade é um bom exemplo disso. Como conciliar a necessidade de ampliação e desenvolvimento e o respeito aos cidadãos, suas histórias de vida e os espaços de convivência pública?
M: A circulação na cidade, hoje em dia, ficou bem comprometida. Com becos e espaços pouco habitados que dá até medo de passar.
G: Campinas é uma cidade de grandes oportunidades o que é bom, entretanto isto estabeleceu um fluxo de migração enorme para o município. Infelizmente o poder público não possui um plano de ocupação urbana e a maioria das pessoas que aqui se fixam estão na periferia da cidade e contam com uma infra-estrutura bastante precária para viverem suas vidas. Muitas vezes sem acesso a serviços públicos de saúde, assistência social e educação. Outras regiões da cidade estão também sendo ocupadas sem o planejamento necessário, com os casos de regiões próximas a região da rodovia D. Pedro.
Estamos sempre correndo atrás do prejuízo.
T: Achamos também que as grandes empreiteiras e construtoras tem grande influência na ocupação urbana de Campinas. Sendo responsável pela extinção de muitos cartões postais de nossa cidade.
T: Como se não bastasse estas dificuldades, recentemente estamos sendo surpreendidos com uma série de escândalos e denúncias de corrupção envolvendo o poder executivo local, que acabaram por depor o atual prefeito e  afastar o vice-prefeito, atual prefeito em exercício. Milhões foram desviados dos cofres públicos, recursos que com certeza poderiam ter sido usados para a melhoria de nosso município.
G: Percebemos que a ocupação urbana é algo sem volta, está tudo dominado, as cidades crescem e se encontram formando uma cidade só. A gente dorme um dia e no outro já temos uma vizinho novo ou um shopping sendo construído.
Antiga Praça Interna
Hoje conversamos bastante sobre a região do viaduto Miguel Vicente Cury, no centro de Campinas, que antigamente abrigava uma praça chamada de Interna que se configurava como um belo espaço de convivência na região central, atualmente deu lugar ao Terminal Central de Ônibus, que é uma construção extremamente necessária para o crescimento urbano, porém construída de forma "bagunçada". O que gerou vários problemas de ocupação da região.



Equipe Tudo Acontece




 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VISITA DA ARGENTINA

Hoje tivemos a honra e satisfação de uma ilustre visita.
Um grupo de profissionais da saúde mental da cidade de Bahia Blanca , sul da Argentina, vieram participar de nosso grupo e nos enriqueceram com cultura, informações e bom humor.
Logo que o grupo inicia-se abordamos a discussão sobre um tema  da matéria  sobre o quanto um povo tem acesso a tudo que queria ter acesso, isso no geral tais como: bens de consumo , entretenimento e o mais importante o quanto o povo tem acesso e a qualidade desse acesso em referência aos serviços públicos.
De entrada começamos a falar sobre a comparação a outros países como Estados Unidos, onde o acesso a tecnologia parece mais fácil que aqui no Brasil e o Canadá que apesar de pagar uma alta carga tributária , tem pleno acesso aos serviços de necessidade básica de vida e com qualidade, tais como saúde , segurança, educação e seguridade social, o que é diferente de  nós brasileiros e argentinos onde o acesso é limitado e nem sempre com tanta qualidade.
Depois abordamos o assunto sobre história da política e fizemos comparações regional do mercosul, o quanto é ironico ao ver a preferência pessoal das pessoas em relação aos governantes, falamos de Evita Peron, Dilma Rousseff , Getulio Vargas e mais .
Também adicionamos ao assunto o conteúdo da imigração em terras brasileiras e argentinas e povos que vieram para construir suas vidas por aqui.
Entre outros e mais conteúdos  a conversa foi produtiva pois trocamos experiências e idéias e nos divertimos muitos pelas piadas e brincadeiras.



SHALOM ALEICHEM


BENJAMIM  JACOB

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Corruptível



-“E aí como vai”?
-“É só o passado que vejo”! O futuro desejo e o presente se espera ganhar!
Sei o que afundo os barcos, são os meros ditados, dizem que sofrendo aprendem.
Não quero que venha me ensinar.
Se um tanto que admira, haverá os que discriminam.
Devemos pagar pra ser, aos que se dá ou irá ter
Em busca dos afazeres há um sistema se elerge
E sendo bom pra você lembre-se que pra ganhar alguém perde
Os problemas nos vêm lá de trás e pra frente a gente que faz
Mas tentamos consertar, só não sabemos consertar
Eu e uns amigos criamos um esquema para ajudar
Vivo igual a alguns do passado para o futuro ser
O presente será atrasado e o amanhã só terá quem
Não ficar parado, assim criamos
Os novos malandreados
Tem que ser bom na escola isto pra ficar esperto e ninguém nos enganar depois sejam militar, aí sim começará
A muitos loucos nas estradas e alguém terá que pensar

Vilson  Campos

Deus Criador de Todas as Coisas





Deus criador dos anjos.
Fez o homem.
Criou a natureza.
Fez o céu a terra e o mar.
Criador, Criador , é Deus Jeová.
Criador,Criador é Deus Samá!
Criador,Criador é o Deus Eloím!
Criador,Criador é o Deus Rafá!
Deus criou todas as águas.
Criou o sistema solar.
Fez os planetas.
Criou os fenômenos físicos e sobrenaturais.

Gediel Fortunato da Silva

Vaca Rastreada


Vou colocar rastreador na minha vaca
Eu paguei caro e comprei ela no leilão
A minha vaca só atende por ‘’baixinha’’
Essa vaca é toda minha e ninguém pode por a mão
A minha vaca já foi na exposição
Já foi na televisão
E é atriz de novela
A minha vaca já meteu o chifre no boi
Um pangaré que se foi e virou carne de panela
A minha vaca é uma vaca educada
Ela fica à vontade vive lá no meu terreiro
Se envolveu com o boi do ‘’Bastião’’
Dá chifrada em ladrão e corre atrás de casqueiro

João Poeta

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cecilia Meireles


                                  Nem tudo é fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste. 
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia. 
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua. 
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo. 
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar. 
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo. 
Se você errou, peça desculpas... 
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado? 
Se alguém errou com você, perdoa-o... 
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender? 
Se você sente algo, diga... 
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar 
alguém que queira escutar? 
Se alguém reclama de você, ouça... 
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz? 
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível 
Precisamos acreditar, ter fé e lutar 
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos, 
realidade!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sexualidade

Até que ponto a sexualidade pode ser considerada normal. Até que ponto a gente pode se preocupar com o que nós sentimos ou desejamos? Será que poderíamos nos tornar tarados um dia? Como nossa sociedade lida com este assunto?  
 O sexo na sociedade de hoje é super valorizado, ganha uma dimensão e importância grande confundindo os jovens. Ao mesmo tempo em que ele também é tabu e, assim sendo, muito reprimido por parte de nossa sociedade.
O processo de civilização e construção das famílias fez com que a humanidade deixasse de se relacionar sexualmente entre familiares para começar a constituir suas famílias com outras estruturas onde alguns costumes e comportamentos deixam de ser aceitáveis socialmente.
Temos diferentes culturas no mundo e formas de encarar a sexualidade, por exemplo, os índios manifestam sua sexualidade de outra maneira. Por que será que nos espantamos ou nos excitamos quando vemos uma pessoa nua?
Durante nosso desenvolvimento e vida sexual às vezes fazemos várias coisas que nos arrependemos.
Uma coisa que também percebemos é que também existe muita intolerância com o comportamento sexual das pessoas ou sua orientação sexual.
Por outro lado temos contato e conhecimento através da mídia de uma enormidade de casos e pessoas que manifestam perversões de sua sexualidade desrespeitando os outros ou violando os direitos dos outros, cometendo até crimes.
No mundo existem várias culturas e formas de lidar com a sexualidade. Por exemplo, existem pais que tomam banho junto com seus filhos e não há problema nenhum com isto. Existem os naturistas que andam nus e os índios que culturalmente andam também despidos.

Comentários sobre o tema:
Sempre respeitei minhas parceiras e até meus amigos gays, podia ter evitado brigas ou desentendimentos. (sic)
Uma vez vi uma reportagem que o próprio pai era gay assumido e batia no filho para este ter relações sexuais com ele. (sic)
Um caso no Ceará, onde uma mãe incentivava uma filha a se prostituir e um cara procurou sua filha, cobrou 10 reais, ela tinha cerca de 10 anos. (sic)
Eu acho que existem pessoas que por dificuldade de se assumir homossexual são intolerantes quanto aos mesmos e militares que não aceitam sua própria orientação sexual ou desejo. (sic)
Naturistas vivem em relações saudáveis desde pequenos em seus habitats nus por causa de suas culturas. A nossa sociedade mostra algumas bizarrices, como casos de quando éramos crianças amigos fala-se que tenhamos que apertar a bunda da menina e tal coisa pra mostrarmos a masculinidade. (sic)
Um dos integrantes da banda “The Mama and The Papas” tinha relações sexuais com a própria filha. (sic)
Uma vez vi um filme que vi os índios ao verem uma menina branca nua, ficavam excitados por ela ser diferentes deles. (sic)
A sexualidade de alguém depende de sua beleza. (sic)
Mas beleza é relativa, cada um tem seu gosto. (sic)
O padrão de beleza do renascimento era de mulheres mais cheinhas. (sic)
Tem que ter sex appeal, tipo o charme. (sic)
A televisão dita, hoje em dia, os padrões de beleza. (sic)

Dicas:
Filmes sobre o tema
La Belle de Jour (“A bela da tarde” em português): este filme retrata a história sobre uma mulher interpretada por Catherine Deneuve que enquanto o marido vai trabalhar  ela acaba indo para o prostíbulo e o marido nem disconfia disso.
Amor à Flor da Pele: conta uma história que se passa na China onde dois casais vizinhos começam a se interessar um pelo outro de uma forma super poética.
Pecados Íntimos: o filme retrata até que ponto uma pessoa pode chegar por conta da sua sexualidade.
Como Era Gostoso Meu Francês: filme brasileiro que mostra um francês vivendo dentro de uma tribo indígena, se relacionando com várias índias de uma tribo canibal. 

Equipe Tudo Acontece

terça-feira, 11 de outubro de 2011

TURMA DA FUMEC 2011 NO TEAR!

Vejam só que maravilha de vídeo a professora Míriam fez da turma da FUMEC 2011.
O Tear é assim... muitas formas e muitos corações!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A terra foi dada de graça a todos

 

      A terra foi dada de graça a todos, para todos os povos da terra, divide o pão todos os países, cessam as guerras, estamos com medo de morrer, peço a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os governantes de todos os países, vamos ajudar uns aos outros, cessem as guerras, violências, na televisão, chega de coisas imorais, de lascívia, pornografia, malícia, piadas tolas, um pensamento só em Cristo, o amor vence tudo, dê de comer, vestir, morar a todo mundo, respeito e amor uns com os outros, amor como Jesus Cristo nos ensinou, invistam na ciência para curar os enfermos, dê tudo isso de graça sem precisar do dinheiro, agora como Jesus nos ensinou, a oração do Pai Nosso...

Ronaldo César Pioto

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

I Encontro Estadual dos Centros de Convivência do Estado de São Paulo


Venham todos usuários, familiares, profissionais, gestores e simpatizantes participar deste evento de extrema importância para a consolidação dos Centros de Convivência em nosso estado e sobretudo em nosso país!!! Para maiores informações sobre evento, como inscrições e programação acesse: www.crpsp.org.br/convivencia

Equipe Tudo Acontece e Comissão Organizadora do I Encontro Estadual do Centros de Convivencia de SP

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SINAPSE PSICÓTICA





 

A identificação de alterações nas células vai ajudar na busca por novos tratamentos. O estudo foi apresentado nesta terça-feira (30).

Cientistas brasileiros conseguiram criar, em laboratório, neurônios iguais aos de pacientes com esquizofrenia. A identificação de alterações nas células vai ajudar na busca por novos tratamentos. O estudo foi apresentado nesta terça-feira (30) na Academia Brasileira de Ciências.

O laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro funciona como uma espécie de fábrica de células. Lá, os cientistas brasileiros conseguiram recriar neurônios de pacientes que sofrem de esquizofrenia, um transtorno mental sem cura, mas controlado com medicamentos.

Os pesquisadores usaram um pedaço de pele de uma pessoa esquizofrênica e com a ajuda de um vírus forçaram essas células a voltar no tempo até virarem células-tronco embrionárias, que dão origem a vários tecidos. Assim fabricaram os neurônios.

Durante a pesquisa, a equipe brasileira fez uma descoberta. Os pesquisadores conseguiram identificar certas alterações nos neurônios de um paciente esquizofrênico. Eles consomem mais oxigênio e produzem mais radicais livres, o que pode provocar danos às células.

Os neurônios criados em laboratório devem ajudar os cientistas a entender melhor esse distúrbio mental e a encontrar medicamentos mais eficientes para tratar a esquizofrenia. As descobertas feitas podem trazer maior esperança a quase dois milhões de brasileiros que sofrem desse mal. O futuro promete ainda mais.

“A médio e longo prazo podemos vislumbrar o que chamamos de medicina individualizada, que é basicamente pegar o fragmento da pele de um paciente, transformar aquela pele em célula-tronco e depois em neurônio, e partir daí testar medicamentos buscando aqueles que são mais eficazes especificamente para aquele determinado paciente”, explica Stevens Rehen, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.


SHALOM ALEICHEM

BENJAMIM  JACOB



A Onda


Até que ponto você luta por uma causa ?
Até que ponto você faz alguma coisa pelo que você acredita ?  
O filme ‘’A Onda’’ tenta entender isso, ele é baseado em uma historia real que aconteceu nos Estados Unidos, sobre um professor que tenta mostrar para um grupo de alunos os pontos positivos dos governos nazistas e fascistas, e mostra como isso pode ser perigoso, e como pode fugir do controle.

Ederson Estevam da Silva

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Turma de Informática e o Mundo da Computação


Com vocês os textos da turma do curso de informática do CeCCo Tear das Artes!

INFORMÁTICA: VIVENDO E APRENDO

DEPOIS  QUE COMECEI  O CURSO.                                    
MINHA VIDA MUDOU POIS, ANTES 
EU TINHA  VERGONHA  DE CHEGAR
PERTO DO COMPUTADOR  PORQUE
EU NÃO SABIA NEM  LIGAR .
MAS HOJE ESTOU  FELIZ  POR TUDO
QUE EU APRENDI  . HOJE EU NÃO TENHO
MAIS MEDO DO COMPUTADOR .  

Eunice R   M   C            




O MUNDO DA INFORMATICA.


 A  informática do Tear é um descobrimento maravilhoso, para quem busca o inexplicavél, é algo que nos ensina a viajar com inteligência neste mundo sem fronteiras ,detalhes das curiosidades que temos todos os dias.
O curso de informática muita vezes faz sabermos procurar o desconhecido com verdades que procuramos saber, e procurarmos todos os detalhes de informações muitas vezes mentirosas que nos passam os comerciais, proposta de empregos, e as vezes nos confundem. Fazendo muitas vezes cair em golpes, devemos sempre estarmos atentos, e nunca deixarmos nos enganar tendo sempre cuidado com este fatos que aparecem na midia.
     
  MACRISILVA






                                               ( SONHO)                              
         

 A informática enfim, nas datas de hoje é muito importante                                                                                         hoje eu posso fazer amigos pela informática em,                                                                                                         ou seja, pelo Tear porque não tenho computador                                                                                                        e caramba eu posso também ver carros, ver casas,                                                                                                       ver blogs, ver também, nossa, até filmes pela informática,                                                                                              estudar, ver o significado de palavras, mandar emails                                                                                       escutar musicas, ver vídeos, trabalhar e caçamba é muita coisa                                                                                               que dá para fazer. Espero virar um dia um expert
                                               nisto então quem sabe virar um Bill Gates inteligente por
                                               si só será que logo irei ficar bom. Só "DEUS" é quem sabe
                                               será ótimo um dia ser alguém importante hoje, eu ser alguém
                                               Bom no que estiver fazendo, mas sou brasileiro e nunca desisto

                                                 Lamzão