Vista Aérea do Viaduto Miguel Vicente Cury e Praça Interna |
Vista Atual do Terminal Central e Viaduto Miguel Vicente Cury |
M: Campinas costumava ser uma cidade de paz e de tranquilidade. O tempo passou e ela tornou-se perigosa com uma atmosfera pesada.
T: A cidade tem se desenvolvido muito para o bem e para o mal. Por exemplo, uma série de construções antigas e históricas foram substituídas por estruturas modernas que nem sempre trazem avanços e qualidade de vida para a população. O centro da cidade é um bom exemplo disso. Como conciliar a necessidade de ampliação e desenvolvimento e o respeito aos cidadãos, suas histórias de vida e os espaços de convivência pública?
M: A circulação na cidade, hoje em dia, ficou bem comprometida. Com becos e espaços pouco habitados que dá até medo de passar.
G: Campinas é uma cidade de grandes oportunidades o que é bom, entretanto isto estabeleceu um fluxo de migração enorme para o município. Infelizmente o poder público não possui um plano de ocupação urbana e a maioria das pessoas que aqui se fixam estão na periferia da cidade e contam com uma infra-estrutura bastante precária para viverem suas vidas. Muitas vezes sem acesso a serviços públicos de saúde, assistência social e educação. Outras regiões da cidade estão também sendo ocupadas sem o planejamento necessário, com os casos de regiões próximas a região da rodovia D. Pedro.
Estamos sempre correndo atrás do prejuízo.
T: Achamos também que as grandes empreiteiras e construtoras tem grande influência na ocupação urbana de Campinas. Sendo responsável pela extinção de muitos cartões postais de nossa cidade.
T: Como se não bastasse estas dificuldades, recentemente estamos sendo surpreendidos com uma série de escândalos e denúncias de corrupção envolvendo o poder executivo local, que acabaram por depor o atual prefeito e afastar o vice-prefeito, atual prefeito em exercício. Milhões foram desviados dos cofres públicos, recursos que com certeza poderiam ter sido usados para a melhoria de nosso município.
G: Percebemos que a ocupação urbana é algo sem volta, está tudo dominado, as cidades crescem e se encontram formando uma cidade só. A gente dorme um dia e no outro já temos uma vizinho novo ou um shopping sendo construído.
Antiga Praça Interna |
Nenhum comentário:
Postar um comentário