quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A Crise de Saúde Mental e o INSS

                                        

      Os transtornos mentais são problemas de saúde que atingem todas as pessoas, independente do seu nível social. Muitos fatores podem gerar o adoecimento mental. Problemas familiares, sociais, nos relacionamentos e no trabalho. Problemas ocupacionais ou do trabalho estão entre as principais causas desse tipo de problema. 
     Estudos revelam que doenças como depressão e transtornos relacionados ao estresse estão entre os 5 principais problemas de saúde que afetam a população com transtornos mentais (Bastos et al, 2018). Pesquisas revelam inclusive que esse problema afeta também os próprios profissionais de saúde, como médicos, que sido impactados pelas cargas horarias excessivas e falta de condições de trabalho o que acabam desencadeando doenças mentais, como quadros de depressão, ansiedade e síndrome de esgotamento (burnout). 
   No nosso grupo muitas pessoas fazem tratamento em saúde mental e adoeceram por causa disso. As condições de trabalho, situações de desrespeito e assédio no trabalho podem ser causadoras desses transtornos..
  Alguns relatos trazidos pelas pessoas demonstram o quanto tem sido angustiante e desesperador viver essa situação e ainda pior, depois de iniciar o tratamento ter que depender da previdência social (INSS) para conseguir o seu sustento.
   Relatos de desrespeito sofridos por usuários do INSS se acumulam aos montes. O principal alvo dessas denúncias são os peritos do INSS, muito deles, não todos, agem de forma muito agressiva, não consultam documentos que as pessoas levam do tratamento para perícia e chegam até alegar que a pessoa está "com frescura" e não quer trabalhar. O que causa humilhação.
   Muitas vezes a nossa impressão é de que pra ter o direito reconhecido é preciso estar de cama ou operado. Dessa forma as pessoas acabam sendo colocadas em uma situação de desamparo, pois, não podem trabalhar pelo seu transtorno mental e ainda não recebem o recurso financeiro para se manter. O que agrava a condição da pessoa doente, pois, além disso passa a ter dificuldades para pagar as próprias contas, falta até dinheiro para comprar comida.


Mais detalhes sobre o afastamento de trabalhadores por questões de saúde mental no link abaixo:


http://www.rbmt.org.br/details/293/pt-BR/afastamentos-do-trabalho-por-transtornos-mentais--um-estudo-de-caso-com-servidores-publicos-em-uma-instituicao-de-ensino-no-ceara--brasil


quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Crise do INSS, Desrespeito aos Brasileiros: Prejuízo e Humilhação na Vida das Pessoas

   
Resultado de imagem para crise do inss e humilhação da população

       Está muito difícil a vida das pessoas que são, por direito, beneficiárias do INSS. Há muitos problemas que elas estão enfrentando. Vamos listar aqui alguns deles a partir da experiência vivida por membros (as) de nosso Blog e de seus familiares e amigos:
    Há aproximadamente 2 anos o governo federal com a justificativa de investigar possíveis fraudes de pessoas que recebem benefício de Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez tomou atitude arbitrária, na nossa opinião,  de rever e reavaliar o benefício dado às pessoas que estão afastados por tratamento de saúde ou por condição de saúde que os impede de trabalhar.  
     Após essa medida do Governo Temer, que foi intensificada no Governo Bolsonaro, pessoas em tratamento que necessitam receber seu benefício, delas por direito por ter pago seus impostos enquanto trabalhadoras para utilizar quando doentes, temos visto todos os tipos de absurdo ocorrendo com essas pessoas: 
  • Pessoas que levam seus documentos de tratamento e os (as) peritos (as) do INSS nem examinam ou perguntam sobre sua condição de saúde e tratamento e cortam seu beneficio;
  • Pessoas que são tratadas com desrespeito pelos peritos (as) do INSS na ocasião da perícia - membros do Blog e familiares já foram acusadas de aproveitadoras usando dinheiro público sem necessidade;
  • Demora e Atraso do INSS devido a própria medida de reavaliação dos benefícios em reagendar perícias e julgar os recursos de pessoas que discordam do resultado das perícias - objetivamente essa demora está fazendo trabalhadores esperar muitos meses e até anos para voltarem a receber aquilo que é delas por direito;
  • Governo Federal atualmente anunciou a retirada de mais de 800 funcionários da Defensoria Pública Federal o que pode ocasionar o fechamento de 43 unidades da Defensoria - a Defensoria é a instância da justiça que as pessoas usuárias do INSS podem recorrer para revisão da decisão de corte do seu benefício, portanto o anúncio pode fechar unidades da Defensoria em todo o Brasil inviabilizando e diminuindo as possibilidades das (os) cidadãs (ãos) recorrerem da decisão do INSS;
  • Pessoas que ganharam a causa na justiça e devem voltar a receber seu benefício - muitas ainda estão aguardando, há pessoas aguardando a mais de 4 meses, a sentença judicial e não podem voltar a receber seu benefício;
  • Pessoas que estão tendo que pagar do próprio bolso advogados para recorrer da decisão de corte do beneficio do INSS;
  • Pessoas que estão tendo que pagar do próprio bolso exames e consultas, pois, os peritos tem exigido ainda mais documentos para comprovarem a sua necessidade;
       Estamos resumindo, e muito, o nosso relato.  Inúmeras situações não foram aqui descritas, mas tem ocorrido dia a dia com milhares de brasileiros. Essas pessoas tem vivido em dificuldade, pois, o benefício garante seu sustento e muitos, sem isso, não estão conseguindo ter o básico para viver.
        Na nossa opinião o que está acontecendo é a precarização e o desmonte da Previdência Social Pública Brasileira por responsabilidade do atual governo e empresas privadas que tem interesse em vender serviços de previdencia para a população. Então, nada é por acaso e nos sentimos revoltados e indignados!
Resultado de imagem para humilhação da população que depende do INSS