quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

E como vai sua memória?

 

A memória é muito importante para nós. Graças a memória lembramos do passado, de hábitos e habilidades. Temos lembranças boas e ruins. 

Algumas pessoas conforme envelhecem tem problemas de memória e alguns desses problemas são causados por doenças, como o Mal de Alzheimer. Dois membros de nosso Blog tem familiares com Alzheimer e contaram que seus familiares esquecem de muitas coisas, principalmente as coisas mais recentes. As vezes em famílias de pessoas com essa doença tem brigas devido a mal entendidos, pois, por causa do esquecimento pessoas com Alzheimer podem ficar bravas ou ser mal interpretadas. 

                                       

Para lembrar de compromissos importantes e responsabilidades vale tudo. Cada um de nós adota estratégias diferentes: desde anotar e deixar recados na geladeiras até fazer lista de compras ou anotar na agenda do celular. Tem gente que lembra tudo de cabeça, mas a maioria de nós não e precisa de vários esquemas para lembrar de seus compromissos.

E a falta de memória? É comum esquecer das coisas. Desde o lugar onde deixamos as chaves até o horário de consultas, exames etc. Fazer as coisas com pressa deixa a memória pior, ficamos mais esquecidos. Ser esquecido não significa ter problema de saúde, mas é importante ter consciência que as vezes esquecemos das coisas e que temos que lidar com isso.

Outras causas de alteração da memória são: o nervosismo, o estresse e o uso de remédios. É comum em momentos que estamos nervosos (as) e estressados (as) esquecer de compromissos importantes. Já pessoas que tomam remédios por muito tempo sentem que eles afetam a memória. Apesar dos remédios para eles ser um apoio para lidar com as memórias ruins (traumas) eles também podem afetar as lembranças de coisas boas.

A memória também é afetada por traumas, pois, por muito tempo guardamos lembranças de situações ruins. Pode ser, inclusive, necessário a ajuda de profissionais para lidar com isso. 

E a saudade? Bem, só é possível ter saudade por causa da memória. Saudades da infância, juventude, de lugares que visitamos e coisas que fizemos.

Nossa conclusão é que a memória é um benção, mas como ela faz parte do nosso corpo precisamos cuidar dela e de nós para que ela continue funcionando bem.