segunda-feira, 20 de maio de 2024

Filme sobre Nise da Silveira no Tear das Artes marca o mês da Luta Antimanicomial no dia 23 de maio

     Data: 23/05/24                          Horário: 14h

     Local: CeCCo Tear das Artes

     End: Av. Benedito Roberto Barbosa,11. 

     Pq. Univ. de Viracopos. Campinas.

                                     

                                          

Neste mês de maio o Cinepipoca do CeCCo Tear das Artes, terá sessão especial com a exibição do filme "Nise - O coração da loucura" que retrata um momento da história da vida da psiquiatra alagoana Nise da Silveira. 

Nise da Silveira foi uma das profissionais de medicina pioneiras no Brasil para a mudança das formas de tratamento em saúde mental. Tida como uma das precursoras da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, Nise, era contrária ao uso de métodos invasivos, coercitivos e de baixa eficácia como eletrochoque (atualmente ECT), lobotomia, insulinoterapia, camisa de força e isolamento em pessoas em tratamento em hospitais psiquiátricos no Brasil. 

Nise coordenou de 1946 a 1974 o Ateliê de Terapia Ocupacional do já desativado Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, que posteriormente foi nomeado Instituto Nise da Silveira, no Rio de Janeiro. 

Neste mesmo local Nise fundou em 1952 o Museu de Imagens do Inconsciente, um Centro de Estudo e de Pesquisa que reúne obras produzidas nos ateliês de atividades expressivas.

Por meio de atividades artísticas e de modelagem Nise e sua equipe introduziram o uso de atividades expressivas, como pintura e escultura, como forma de tratamento para pessoas com transtornos mentais obtendo grande êxito e reconhecimento nacional e internacional.

Nise foi também responsável pela formação do Grupo de Estudos Carl Gustav Jung, em abril de 1955, e no ano seguinte, juntamente com um grupo de pessoas animadas pelas mesmas idéias, dá vida a mais um projeto: a criação da Casa das Palmeiras, uma clínica destinada ao tratamento de egressos de instituições psiquiátricas, onde atividades expressivas eram realizadas livremente, em regime de externato.

Foi também pioneira no Brasil na pesquisa das relações afetivas entre pacientes e animais, aos quais chamava de co-terapeutas.

Como reconhecimento à importância de sua obra, Nise recebeu condecorações, títulos e prêmios em diferentes áreas do conhecimento: saúde, educação, arte e literatura. Seu trabalho e seus princípios inspiraram a criação de Museus, Centros Culturais e instituições terapêuticas no Brasil e no exterior. Por meio de seu trabalho introduziu a psicologia junguiana no Brasil.

Nise faleceu em 30 de outubro de 1999.


**Cinepipoca: acontece toda última 5a feira do mês no CeCCo Tear das Artes.

Fontes:

1.Nise da Silveira: Vida e Obra. Museu de Imagens do Inconsciente: O Legado de uma Vida. Uma psiquiatra rebelde. Disponível em http://www.ccms.saude.gov.br/nisedasilveira/uma-psiquiatra-rebelde.php

2.  Veiga, E. Nise da Silveira: quem foi a psiquiatra brasileira que foi pioneira no tratamento com artes. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-61603637




Nenhum comentário:

Postar um comentário