quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Blog Entrevista com Bruno Bauer Saracino




Hoje temos o prazer de ter a ilustríssima presença do Psicólogo Bruno Bauer que foi membro de nossa equipe em 2017. Nossa conversa com ele foi maravilhosa e trazemos aqui para vocês em primeira mão a entrevista que fizemos.
Quem é você?
Bruno: Sou psicólogo, fui residente de saúde mental aqui em Campinas por dois anos, pela UNICAMP, no meu segundo ano de residência fui residente aqui no CeCCo Tear das Artes e a oficina do Blog foi uma das atividades que eu acompanhei no meu ano de residência. Atualmente estou trabalhando no CAPS III Estação que fica no Distrito Norte de Saúde da cidade de Campinas. 
Bruno o que mudou agora que você não é mais residente, é profissional de um serviço?
Primeiro que a gente não tem mais pra quem correr. Segundo que tem aumentado significativamente o número de pessoas atendidas pelo nosso serviço, devido a crise social e econômica brasileira. Chegamos a acolher 10 novas pessoas por semana. Também percebi que o perfil das pessoas acolhidas tem mudado muito. Muita gente jovem e também um número grande de tentativas de suicídio. Tenho o privilegio de trabalhar com várias pessoas com quem estudei antes e no serviço que trabalho atualmente há muito profissionais novos que estão com muita disposição para construir coisas e isso está sendo muito interessante.
Bruno você tem atendido pessoas que tentam suicídio, como você atende essas pessoas?
Em geral essas pessoas são encaminhadas ao CAPS em momentos de crise depois de tentar suicídio, tentamos realizar alguns atendimentos e também investir para que a pessoa possa continuar a ser atendida no Centro de Saúde mais próximo da sua casa depois da alta do CAPS porque a maioria dos casos são situações de crises temporárias e muitas pessoas não precisam ser inseridas no CAPS definitivamente, eles devem continuar seu tratamento na rede da Atenção Básica.
Bruno, você que é psicólogo, o que as empresas querem dos funcionários?
Na minha opinião, as avaliações buscam saber se a pessoa está estável mentalmente. Quando a gente vê, na área de RH (recursos humanos), o uso dos testes eu acho bastante controverso. Eu não acredito que seja possível avaliar a pessoa em 15 minutos ou somente por um teste. 
Todos psicólogos pensam igual?
Não, há muitas áreas dentro da psicologia. Há as abordagens e também as formações em áreas específicas. Por exemplo, eu fiz especialização em saúde mental e saúde pública, então trabalho na saúde mental sempre pensando em ampliar as práticas profissionais na psicologia, nosso conselho, o CRP, busca bastante isso e eu acho necessário.
Bruno você pensa em formar família aqui?
Mudou muito minha perspectiva depois que eu comecei trabalhar aqui, resolvi me relacionar mais com a cidade. Campinas me recebeu muito bem, tenho amigos e vivo bem aqui.
Bruno você está com que idade? 
31 anos, nasci em 1988. 
Bruno você recebeu nossas mensagens te convidando?
Recebi sim, a mensagem com o convite irrecusável, tipo uma convocatória (hahaha)! Estava com saudades de todos, hoje consegui liberar minha agenda para estar aqui e estou muito feliz em ver todos aqui, bem e tocando a vida.
Bruno você é casado? Quer ser pai?
Não sou casado não...e sobre ser pai, por enquanto, não penso sobre isso, agora não sei responder.
Bruno o que você tem avaliado das questões políticas, sociais e econômicas de nosso país?
    Acho muito triste, tem sido muito difícil ver tudo que está sendo desconstruído em nosso país. Na minha opinião, todos esses escândalos veiculados sobre os familiares do presidente e as intrigas entre políticos tem sido uma grande cortina de fumaça para distrair as pessoas enquanto as mudanças que nos prejudicam estão sendo aprovadas. Fiquei animado com as eleições e movimentos de outros países da América Latina que tem mostrado derrota nas urnas de partidos que não pensam na população. Enquanto isso os espaços políticos do Brasil estão esvaziados, mas a população já está se dando conta do que está ocorrendo no país. Um aspecto importante é que nos serviços podemos continuar fazendo enfrentamentos necessários para construir valores mais coletivos e debater questões como machismo, racismo e preconceito que tem afetado muito as pessoas. Defendendo o SUS e a Saúde Mental, porque quando a gente começa a trabalhar nos contagia e é difícil de sair.
   Para concluir gostaria de que continuemos a construir mais espaços como esse do Blog, em que possa haver a participação de todos, profissionais e usuários onde todos tem voz e opinião. Acho que a batalha hoje em dia também é digital e o Blog é uma ferramenta importantíssima para divulgar informação para as pessoas.
 
Bruno Bauer e Equipe Tudo Acontece do Blog do Tear
                              


Conselheira do Tear e Promotora Legal Popular Eva Ferreira é eleita delegada para representar mulheres de Campinas na Conferência Estadual da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

       
                            
      A Conselheira local do Tear das Artes e Promotora Legal Popular (PLP), Eva Ferreira, foi eleita delegada durante a conferência municipal da Defensoria Pública de Campinas, que aconteceu no mês de outubro, para representar a cidade e as mulheres na Conferência Estadual da Defensoria Pública do Estado de São Paulo que ocorrerá na cidade de São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro.
     Segundo Eva, ela conseguiu participar da conferência da Defensoria devido sua participação no curso de formação em Direitos das Mulheres promovidos pelas Promotoras Legais Populares de Campinas no ano de 2019 no Jardim Vista Alegre.
    
"Estou muito feliz de poder mostrar o nosso conhecimento na sociedade, fortalecendo as mulheres menos favorecidas. Mostrando que nós estamos em um país que ainda tem muita desigualdade e ainda tem mulheres que não conhecem seus direitos. Me sinto honrada em ter sido eleita com sua representante pela Defensoria Pública. Quero voltar de lá com esse troféu. Está sendo um privilégio eu poder participar desse evento da Defensoria nesse momento, como delegada. Vou me reunir com as minhas companheiras PLPs para podermos organizar melhor nossas reivindicações, cada pessoa tem uma ideia e quero juntar esse conteúdo para que eu possa ter uma visão melhor para levar para lá."
                                           

CINTURÂO VERMELHO POSSUI UMA DUBLAGEM INÉDITA COM RODRIGO SANTORO DUBLADO POR ELE MESMO

O FILME CINTURÂO VERMELHO POSSUI UMA DUBLAGEM INÉDITA
DA DUBLAVIDEO COM RODRIGO SANTORO DUBLANDO ELE MESMO
ESSE FILME JA FOI EXIBIDO COM A DUBLAGEM DA DUBLAVIDEO
NA GLOBO NA SESSÂO DE GALA EM 23/12/2012
DEPOIS DISSO O FILME NUNCA MAIS FOI EXIBIDO
COM A DUBLAGEM DA DUBLAVIDEO EM TV ABERTA
E A DUBLAGEM DA DUBLAVIDEO SE TORNOU PERDIDA
O FILME SÓ ESTA DISPONIVEL DUBLADO NO ONLINE
COM A DUBLAGEM DA HERBERT RICHERS QUE É PÉSSIMA
A MAIORIA DAS PESSOAS NÂO GOSTARAM DA DUBLAGEM
DA HERBERT RICHERS POR QUÊ RODRIGO SANTORO
NÂO É DUBLADO POR ELE MESMO
MUITOS ACHARAM A DUBLAGEM DA HERBERT RICHERS
DESAGRADAVEL E CHATA
A MAIORIA DAS PESSOAS ESTÂO PEDINDO
PARA A GLOBO DISPONIBILIZAR O FILME COM A DUBLAGEM DA
DUBLAVIDEO POR QUÊ ELA É MELHOR
DO QUE A DUBLAGEM DA HERBERT RICHERS
E PARA QUEM TIVER O FILME COM A DUBLAGEM DA DUBLAVIDEO
DISPONIBILIZAR NO ONLINE E NO YOUTUBE
                                         
                              GIOVANE TESSARI

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A Crise de Saúde Mental e o INSS

                                        

      Os transtornos mentais são problemas de saúde que atingem todas as pessoas, independente do seu nível social. Muitos fatores podem gerar o adoecimento mental. Problemas familiares, sociais, nos relacionamentos e no trabalho. Problemas ocupacionais ou do trabalho estão entre as principais causas desse tipo de problema. 
     Estudos revelam que doenças como depressão e transtornos relacionados ao estresse estão entre os 5 principais problemas de saúde que afetam a população com transtornos mentais (Bastos et al, 2018). Pesquisas revelam inclusive que esse problema afeta também os próprios profissionais de saúde, como médicos, que sido impactados pelas cargas horarias excessivas e falta de condições de trabalho o que acabam desencadeando doenças mentais, como quadros de depressão, ansiedade e síndrome de esgotamento (burnout). 
   No nosso grupo muitas pessoas fazem tratamento em saúde mental e adoeceram por causa disso. As condições de trabalho, situações de desrespeito e assédio no trabalho podem ser causadoras desses transtornos..
  Alguns relatos trazidos pelas pessoas demonstram o quanto tem sido angustiante e desesperador viver essa situação e ainda pior, depois de iniciar o tratamento ter que depender da previdência social (INSS) para conseguir o seu sustento.
   Relatos de desrespeito sofridos por usuários do INSS se acumulam aos montes. O principal alvo dessas denúncias são os peritos do INSS, muito deles, não todos, agem de forma muito agressiva, não consultam documentos que as pessoas levam do tratamento para perícia e chegam até alegar que a pessoa está "com frescura" e não quer trabalhar. O que causa humilhação.
   Muitas vezes a nossa impressão é de que pra ter o direito reconhecido é preciso estar de cama ou operado. Dessa forma as pessoas acabam sendo colocadas em uma situação de desamparo, pois, não podem trabalhar pelo seu transtorno mental e ainda não recebem o recurso financeiro para se manter. O que agrava a condição da pessoa doente, pois, além disso passa a ter dificuldades para pagar as próprias contas, falta até dinheiro para comprar comida.


Mais detalhes sobre o afastamento de trabalhadores por questões de saúde mental no link abaixo:


http://www.rbmt.org.br/details/293/pt-BR/afastamentos-do-trabalho-por-transtornos-mentais--um-estudo-de-caso-com-servidores-publicos-em-uma-instituicao-de-ensino-no-ceara--brasil


quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Crise do INSS, Desrespeito aos Brasileiros: Prejuízo e Humilhação na Vida das Pessoas

   
Resultado de imagem para crise do inss e humilhação da população

       Está muito difícil a vida das pessoas que são, por direito, beneficiárias do INSS. Há muitos problemas que elas estão enfrentando. Vamos listar aqui alguns deles a partir da experiência vivida por membros (as) de nosso Blog e de seus familiares e amigos:
    Há aproximadamente 2 anos o governo federal com a justificativa de investigar possíveis fraudes de pessoas que recebem benefício de Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez tomou atitude arbitrária, na nossa opinião,  de rever e reavaliar o benefício dado às pessoas que estão afastados por tratamento de saúde ou por condição de saúde que os impede de trabalhar.  
     Após essa medida do Governo Temer, que foi intensificada no Governo Bolsonaro, pessoas em tratamento que necessitam receber seu benefício, delas por direito por ter pago seus impostos enquanto trabalhadoras para utilizar quando doentes, temos visto todos os tipos de absurdo ocorrendo com essas pessoas: 
  • Pessoas que levam seus documentos de tratamento e os (as) peritos (as) do INSS nem examinam ou perguntam sobre sua condição de saúde e tratamento e cortam seu beneficio;
  • Pessoas que são tratadas com desrespeito pelos peritos (as) do INSS na ocasião da perícia - membros do Blog e familiares já foram acusadas de aproveitadoras usando dinheiro público sem necessidade;
  • Demora e Atraso do INSS devido a própria medida de reavaliação dos benefícios em reagendar perícias e julgar os recursos de pessoas que discordam do resultado das perícias - objetivamente essa demora está fazendo trabalhadores esperar muitos meses e até anos para voltarem a receber aquilo que é delas por direito;
  • Governo Federal atualmente anunciou a retirada de mais de 800 funcionários da Defensoria Pública Federal o que pode ocasionar o fechamento de 43 unidades da Defensoria - a Defensoria é a instância da justiça que as pessoas usuárias do INSS podem recorrer para revisão da decisão de corte do seu benefício, portanto o anúncio pode fechar unidades da Defensoria em todo o Brasil inviabilizando e diminuindo as possibilidades das (os) cidadãs (ãos) recorrerem da decisão do INSS;
  • Pessoas que ganharam a causa na justiça e devem voltar a receber seu benefício - muitas ainda estão aguardando, há pessoas aguardando a mais de 4 meses, a sentença judicial e não podem voltar a receber seu benefício;
  • Pessoas que estão tendo que pagar do próprio bolso advogados para recorrer da decisão de corte do beneficio do INSS;
  • Pessoas que estão tendo que pagar do próprio bolso exames e consultas, pois, os peritos tem exigido ainda mais documentos para comprovarem a sua necessidade;
       Estamos resumindo, e muito, o nosso relato.  Inúmeras situações não foram aqui descritas, mas tem ocorrido dia a dia com milhares de brasileiros. Essas pessoas tem vivido em dificuldade, pois, o benefício garante seu sustento e muitos, sem isso, não estão conseguindo ter o básico para viver.
        Na nossa opinião o que está acontecendo é a precarização e o desmonte da Previdência Social Pública Brasileira por responsabilidade do atual governo e empresas privadas que tem interesse em vender serviços de previdencia para a população. Então, nada é por acaso e nos sentimos revoltados e indignados!
Resultado de imagem para humilhação da população que depende do INSS


quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A Esquizofrenia e seu Estigma

Resultado de imagem para esquizofrenia imagens

  Hoje estamos muito sensibilizados devido a situação vivida por amigos de membros de nosso Blog que tem um familiar com esquizofrenia que está atravessando uma crise e nos contou o que a família tem passado para ele fazer seu tratamento, pois, há momentos em que ele abandona seu tratamento.
  A esquizofrenia é um transtorno mental que causa alteração no pensamento o que dificulta o julgamento, da pessoa com esquizofrenia, sobre a realidade. Altera a forma como a pessoa vê o mundo e isso tem interferência no jeito como a ela reage em situações que exigem respostas emocionais complexas.
  Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a esquizofrenia não é um distúrbio de múltiplas personalidades. É um transtorno mental complexo e que, geralmente, necessita tratamento contínuo por toda a vida.
  A esquizofrenia é um tipo de transtorno mental que atinge aproximadamente 1% da população mundial. Normalmente, o transtorno aparece entre o final da adolescência e começo da vida adulta.
  O transtorno foi um termo cunhado pelo psiquiatra suíço E. Bleuler, no início do século XX e tem origem nas raízes gregas schizo (cindir, dividir) e phren (mente), no sentido de que as funções mentais se encontrariam divididas nas pessoas com esquizofrenia.
  Uma das questões mais importantes relacionadas a Esquizofrenia é que existe muita falta de informação e preconceito sobre a doença e com as pessoas que tem o transtorno. Quando o preconceito gera atitudes negativas que excluem essas pessoas do convívio social, de oportunidades profissionais e geram desrespeito aos seus direitos chamamos, estigma. As vezes, dificulta até o tratamento, tanto da parte de profissionais de saúde que tem dificuldade para entender a realidade e os problemas de quem tem esquizofrenia como da parte de muitas pessoas com esquizofrenia aceitarem que precisam fazer seu tratamento da forma correta.
  Pessoas com esquizofrenia podem ouvir vozes, podem se tornar extremamente desconfiadas e paranóicas (se sentindo perseguidas por outra pessoas), inventar histórias fantásticas (mas que para eles são a mais pura realidade), terem mudanças abruptas de humor entre outras coisas. Porém, nunca podemos perder de vista que são pessoas como todos nós e que em alguns momentos da sua vida podem enfrentar fases difíceis ou surtar, pois, a realidade pode se tornar insuportável. 
  Essas pessoas e suas famílias precisam de muito apoio e não de julgamentos superficiais e preconceito.
  Membros do nosso Blog já foram internadas em Hospitais Psiquiátricos contra sua vontade e precisaram ficar internadas por muitos meses sem ter direito a voltar a sua vida e hoje faz tratamento no CAPS com condições de fazer seu tratamento sem necessitar de estar isolado da sociedade.
  O familiar amigo de membros do nosso Blog teve seu atendimento prejudicado, pois, em meio a sua crise se tornou paranóico e passou a se isolar na própria casa com medo de alguém lhe fazer algum mal e criou uma fortaleza para se proteger. As pessoas também ficaram com medo dele e se afastaram, inclusive, o lugar onde ele fazia tratamento e ele só esta conseguindo voltar a se tratar com apoio de sua família.
  O apoio dos familiares é fundamental para a recuperação de quem convive com esse transtorno mental.
    

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Nada É Nosso

                                          Resultado de imagem para cobrança de impostos indevidos 

  Estamos numa sociedade organizada aonde as pessoas para poder ter as coisas, elas precisam comprar, mas na verdade, para poder possuir o que comprou, as pessoas tem que pagar os impostos, senão acaba perdendo aquilo que comprou.
   Se fomos ver, certinho, as coisa que compramos não nos pertencem, porque se nós não conseguirmos pagar os imposto daquilo que compramos, acabamos perdendo aquilo que foi comprado com o nosso suor.
    Depende do serviço que a pessoa faz, a pessoa precisa até pagar imposto, para poder trabalhar, podemos citar algum exemplo:
    Os camelôs,  precisam pagar imposto para poder trabalhar, senão suas barracas são fechadas e além disso, perde toda sua mercadoria, caso não pague os seus impostos.
   Também podemos citar, os feirantes  que precisam pagar imposto para a prefeitura e as vezes imposto para organizações criminosa, tipo as milícias, para poder trabalhar, senão pode sofrer represália, por qualquer umas das parte que não for paga.
    Se uma pessoa comprar um carro, dependendo do anos do carro, a pessoa precisa pagar vários tipos de imposto para poder usufruir, senão poder ter seu veículo guinchado e apreendido.
    Quando compramos uma casa, temos que pagar IPTU, mas dependendo da metragem da casa , é um imposto altíssimo,  e se a pessoa não conseguir pagar o imposto, dependendo do tempo atrasado, a pessoa acaba perdendo a sua  casa.
    Vivemos numa sociedade de consumo aonde vamos perdendo várias partes de nossas liberdades, aonde deveríamos ter a liberdade, de ir e vir sem pagar imposto, pois se precisarmos ir de uma cidade para outras, dependendo da localidade, temos que pagar pedágio.
    Estes impostos que nós pagamos, deveriam voltar para a população em forma de serviços públicos como a saúde, educação e investir naquilo que a população necessita no dia dia, como remédio e investimento no transporte público, porém, nem sempre percebemos esse reinvestimento da forma como realmente necessitamos.


 
 
 


 

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Transtorno Nas Obras do BRT em Campinas

                                                 Resultado de imagem para obras do brt campinas
    Parte de Campinas está situação muito crítica, devido as obras do BRT.
    Hoje de uma forma em geral, se locomover em Campinas é complicado, devido  as obras do BRT.
    Obras muito importantes para a melhoria do transporte público municipal, mas conduzidas de forma precipitada, com falta de planejamento para poder fazer uma sinalização adequada e organização para poder desviar o transito de uma forma correta, aonde é necessário fazer os desvios.
    A prefeitura começou as obras em todo os  lugares, para falar que estão trabalhando para a população ver que estão fazendo em ritmo acelerado, mas na opinião de vários membros de nosso Blog estão num ritmo muito lento, num ritmo tartaruga.
    A impressão de muitas pessoas do nosso grupo é que a execução das obras está tudo devagar, quem fiscaliza não tem nenhuma manifestação ou cobrança e a gente vê muito das pessoas, como o secretário de transporte, falando que as coisas estão andando de uma forma adequada.
    O secretario de transporte não mora nas regiões afetada pelas obras do BRT, aqui em Campinas para saber o transito ruim que os Campineiros estão vivendo na pele.
    As obras para melhorar agravaram a situação do transporte em Campinas, que já está numa situação crítica.
    Agora isolaram a entrada do Hospital Ouro Verde e ficou mais complicado do que era antes.
    Eles  fizeram um  acesso só para quem vai entrar no Hospital, eles executam obra sem pensar nas pessoas, se a pessoa vai chegar ou não no serviço com estas obras. As empresas acabam colocando poucos  ônibus em circulação, aonde as pessoas está tendo dificuldade de andar de ônibus, devido os ônibus super lotados,  porque as empresas se aproveita da situação e aumenta os intervalos dos ônibus.
     Agora é inverno, aonde tem poucos dias de chuva,  agora é a horas deles acelerar  as obras, para poder evitar este caos que está no trânsito de Campinas.
   O ano que vem é eleições e pensamos que, aí sim, eles vão procurar fazer os que eles não fizeram em mais de um ano,  para fazer em alguns meses. Pois este prefeito, o Jonas Donizette, só se importa em si mesmo, ele nem está aí com o sufoco que a população está passando no seu dia dia.  Mas sim, no seu sucessor para poder ganhar a eleição, aí sim ele vai terminar as obras, próximos a eleições.
   Muito já perderam a paciência com este prefeito, pois, ele devia terminar esta obra que começou, estamos na expectativa e não queremos ficar esperando ano de eleição, para poder terminar.

   
                                        

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Pena Capital: a pena de morte

   Hoje, vamos falar sobre a pena de morte no Brasil. O debate foi caloroso, segue um resumo das posições dos nossos membros sobre o assunto:

Cícero: eu não sou a favor porque as leis do Brasil não funciona ,as pessoas inocente paga pelos culpado. os político como tem dinheiro jamais morreram quando cometer crimes ,nas sim um assalariado morreria.

Eva:  nos anos 80, os matadores mataram muita gente inocente. pois nós presenciamos muita gente morta, gente inocente, pois na hora de matar as pessoas ,os matadores de aluguel ,matavam o culpado e o inocente que estava juntos. ai morria muito inocente.
mas se existisse a pena de morte, não haveria muito crime ,porque os criminoso.  teria medo de fazer o crime;

Alcino:  o criminoso tem que ser preso, tem que pagar pelo que fez, ele tem que sofrer as consequências do que fez, se matar ele, ele não vai sofrer. 

Luciano:  eu sou contra a pena, porque isto é  admitir o que não somos como sociedade. Tem que avaliar a pessoa, para saber porque chegou a este ponto, pois, tudo que a sociedade oferece, não é tudo para ele. Ele sabe que vai trabalhar a vida todo, não vai conseguir se  aposentar, e ele entrando na criminalidade,  vai conseguir aquilo que ele jamais vai conseguir trabalhando. Como sociedade, temos que pensar, o que vamos fazer aqui, para o indivíduo não buscar a criminalidade como uma  solução,  o indivíduo se cometer um crime, teria que trabalhar e pagar sua pena com trabalho, na pena de morte pensamos só na vingança. Pois achamos:  que  se matamos colocamos o fim na criminalidade, e  que aquele bandido não volta mas, no entanto,  tudo se renova, pois o problema volta novamente, pois, surgem mais bandido na sociedade.

Osvaldo:  sou a favor da pena de morte , pegar o bandido, fazer ele sofrer de uma forma severa. Pegar até uns 50 anos de cadeia.

Nilton: precisa fazer uma reforma judicial e pena de morte, para muito bandido, pois, a justiça não funciona, como podemos citar os homens que matam as mulheres e ficam soltos e depois acaba matando outras pessoas, o Brasil teria que ser justo. Um cara que rouba uma galinha fica preso e um cara que mata e rouba um banco fica solto. Podemos citar o exemplo do cara que matou o motoqueiro, ficou solto e agora matou uma faxineira, com seu carro e ele nem podia dirigir, pois, sua habilitação estava cassada.

Rivaldo: Muitos  presos recebem um salário reclusão, isto teria que se mudado, ter uma reforma na lei,  para o preso não ser beneficiado  pelo crime que cometeu e também nem ser penalizado quando cumprir toda sua pena.  Quando ele sair da cadeia ele não sair sem seus direitos e ter um apoio para poder entra num serviço. E ter uma lei que seja iguais para todos. aonde uma pessoa que rouba um alimento no mercado para saciar a sua fome, as vezes fica muitos anos presos, enquanto muitos roubam as mais de 20 anos e ficam soltos.
 
 




quarta-feira, 24 de julho de 2019

Cortes Sociais

  Estamos numa  Política Neoliberal .massacradora, aonde todos os direitos do povo Brasileiro está sendo cessado,  Num governo que vem a cada dia,   implantando uma política que visa tirar os poucos direitos do povo. Ele vem fazendo uma política que visa somente beneficiar os grandes banqueiros e os grandes empresários.
   Adotando regras . e através de decisão de juízes. implantando medidas que visa coibir a punição daqueles que roubaram o país escancaradamente, podemos citar o fato recente do juiz Dias Toffoli. que tomou a decisão de proibir o COAF de passar informação de movimentação atípica. e proibiu de seguir a investigação que envolve o filho do presidente Flávio Bolsonaro. que obteve ganhou ilícito com os salário dos funcionário terceirizado no seu gabinete quando era deputado estadual do Rio de Janeiro.
  Sob o pretexto de combater a corrupção no INSS , o governo federal vem fazendo também cortes a muitos beneficiário ,que não cometeram nenhuma irregularidade.
  Pois  vem fazendo medida provisória. e fazendo regra novas, para poder tirar a sua obrigação e passar para a polução fazer a sua obrigação. que cabia a ele fazer. ou seja .passando sua obrigação para o povo.
   Podemos citar o exemplo do INSS . aonde ele vem tirando o direitos de muitos beneficiários. como os que recebe o BBC. que receberão uma comunicado , e poderá ser prejudicado ,pois o governo pode fazer uma análise de uma forma injusta .e  corta o benefício da pessoa.
   Ele também está com um projeto de tirar o direito da pessoa procurar a defensoria publica estadual, aonde isto vai ser um absurdo. pois somente vão poder procurar a defensoria federal , mas a defensoria federal não tem em todas as cidades, e com isto a pessoa vai ter dificuldade de está indo numa audiência. deixando muita família numa situação muito ruim ,pois a pessoa com o seu benefício cortado ,não vai ter dinheiro para está indo nas audiências, numa cidade distantes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                Aviso importante. para participar desta grande luta,  pelo direitos sociais:
 
 
 
 

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Descaso: Corte dos Benefício do INSS

   Com está nova política , voltada exclusivamente para o burguesia , que está no poder, aonde eles visam somente retirar os direitos dos povos,  que foram conquistado através de muitos anos de lutas.
   De uma forma em geral . podemos citar alguns exemplos:
   Eles estão pagando prêmio para muitos peritos, para poder fazer um número maior de perícia. e há relatos que estão dando gratificações, para o perito indeferir o benefício. mesmo que o usuário conste incapacidade para voltar a atividade de serviço.
  Os peritos de uma forma em geral , eles recebem as pessoas de uma forma desumana, pois quando a pessoa chega na sala do perito, eles tratam a pessoa de uma forma grosseira,  faz descaso com a doença da pessoa, e muitos deles nem chega a olhar os laudos do paciente.  E acaba injustiçando o paciente que não tem condições de voltar a trabalhar.
  No entanto muitas pessoas que tem seu benefício cessado ,entra em uma situação muito difícil, pois não sabem o que fazer , para poder ter o seus benefício de volta.
  As pessoas as vezes tem que saber que tem que procurar seus direitos . para isto a pessoa tem que ir procurar ajuda no centro de saúde aonde faz o tratamento, podemos citar como exemplo, pedir orientação para sua equipe de referência, que atende no centro de saúde.
  Pois os profissionais vai ter passar uma orientação correta. e te indicar quem pode fazer uma laudo certo, para você.
  Ela  também vai  te explicar , qual meu judicial você poder está procurando, para rever o seu benefício.
  A pessoa tem que saber o caminho que deve seguir, para poder rever o seu benefício de uma forma mais rápida. para isto ela sempre tem que procurar uma orientação. com profissionais do centro de saúde, CAPS, e procurar pessoas que já passaram pelo mesmo problema, e a justiça, o sindicatos e órgão de defesa do consumidor, que poderão passar uma informação mais viável , para solucionar o problema do benefício cessado.
  E muito funcionário INSS, as vezes não sabe atender as pessoas, quando procura ajuda no INSS.  muitos por inexperiência. outros por ignorância,  pois não sabe dar informação certa, e as vezes não consegue reconhecer o direito das pessoas. mesmo a pessoa apresentando toda a documentação. eles ficam exigindo coisa que está fora do alcance da pessoa .
  Quando o beneficiário tiver seus benefício indeferido, e precisar da justiça. ele pode recorrer gratuitamente a defensoria pública da união, mas estipula critério de atendimento ,pois não é todas a pessoas que podem ser atendida .
  Ou a advogados, para recorrer da decisão do INSS ,e ter direto a um atendimento mais digno e respeitoso,
  Muitas pessoas usuária tem conseguido recuperar seus benefício através deste recurso.

Resultado de imagem para corte do titulo do inssResultado de imagem para corte do titulo do inss

quarta-feira, 10 de julho de 2019

A Beira do Desespero: Reforma da Previdência.

   Resultado de imagem para reforma da previdencia

   Hoje é um dia decisivo. Aonde agora cedo será votado a Reforma da Previdência.
   Aonde as novas regras da Previdência vão acabar com os direitos da classe pobre, dos moradores do campo, aonde com estas regras novas, o povo dificilmente vai conseguir se aposentar. 
   Nessas regras novas não vai mexer na aposentadorias dos juízes, dos militares, dos políticos e da classes rica. A nova nova regra que eles pretendem aprovar, visa atingir somente o trabalhador assalariado.
   Um governo que usa um discurso evasivo, aonde ele fala que é preciso mexer na previdência, que está falida. Mas, na verdade, não podemos acreditar porque se a previdência está em deficit, por que ele perdoou as dívidas dos grandes devedores? Como podemos citar a loja Havan que deve mais de 117 milhões de reais e teve um prazo de mais de 100 anos para pagar.
  O atual governo Bolsonaro, para justificar a Reforma da Previdência, que vai desmontar todo sistema de proteção social vigente no brasil, que usa a mesma mentira que usou para fazer a reforma trabalhista. O que está em jogo na verdade é a transferência de um regime publico de previdência para um sistema privado que vai gerar uma grandes desigualdades sociais, ainda maiores que as que temos no Brasil.
    
   

Festa Julina da Casa de Cultura Andorinhas e CeCCo Tear das Artes

  É com imenso prazer que informamos a todas e todos que na próxima sexta-feira, 12 de julho, a partir das 13h irá acontecer a Festa Julina da Casa de Cultura Andorinhas e CeCCo Tear das Artes. 
  A festa está sendo organizada em parceria com os serviços de saúde do Distrito de Saúde Sudoeste.

  Nós do Blog do Tear estaremos lá!  Aguardamos vocês!


quarta-feira, 19 de junho de 2019

NUNCA DESISTA DE SEUS DIREITOS

     As pessoas tem seus direitos cessado, , devido não terem informação sobre seus direitos.
     Muitos beneficiário do INSS .quando tem seu beneficio cortado ,mesmo tendo a incapacidade para voltar a atividade laboral. 
     Infelizmente muito deste segurado não tem a quem recorrer, por não saber de seus direito e por falta de conhecimento.
    As pessoa depois de vários anos afastado ,depois de receber alta do perito. ela fica numa situação muitos difícil, fica num estado de nervo muito ruim e desesperador.
    Incapaz de voltar ao mercado de trabalho e sem nenhuma renda e sem nenhum amparo.
   muitos ainda tem a sorte, mais através de muitas lutas incessante. acaba conseguindo o seu beneficio de volta.
    Nunca podemos desistir, pois o governo está atacando todos os direitos que a classe pobre, inclusível cortando o atendimento gratuito que a pessoa tem de recorrer. as vezes não consegue um advogado gratuito, na defensoria pública.
   Muitas pessoas devido não ter um apoio , quando seu direito é cessado, acaba tendo que viver de doação . e viver de ajudas de outras pessoas. aonde isto causa uma situação muito triste e desaminadora. aonde a pessoa acaba adoecendo cada vez mais , e muitos acabam até morrendo.
   Muitas vezes as pessoa tem dificuldade de entender . que  quando dar entrada a um processo ,demora muito tempo.  isto pode ser um fator , que as vezes muitos desiste.
   É neste momento que as vezes as pessoa precisa de algum apoio. e em muito causo a pessoa não tem apoio de familiares e nem de amigos.
   Neste momento é decisivo a ajuda de familiares ,amigos . e profissionais do centro de saúde, para poder dar amparo e orientar a pessoa.
   E muitos não sabe que existe um centro de apoio destinado a ajudar as pessoas.
  O tratamento do desumano  dos perito do INSS, causa muita revolta e insegurança, uma prática incentivada, e apoiada pelo governo.
   Se ficou alguma dúvida sobre o que falamos ,e se  você se sente prejudicado. na dúvida procure uma pessoa, que passou pelo mesmo problema que você teve.
  Você pode está procurando a Defensoria Pública (0800). ou a rede municipal de saúde. ou os CAPS, ou serviço assistente social (CRAS),
 
 
 
                                        Resultado de imagem para direitos sociais
   
 
 
 

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Intercept

   Essa semana o Brasil recebeu com indignação os áudio vazado dos procuradores da lava jato de  Curitiba, fazendo conluio para prejudicar um partido e um candidato!depois
foi comprovado que a prisão do ex presidente Lula . foi feita de forma irregular, e arbitrária pelo juiz Sérgio Moro e pelo chefe dos procuradores Deltan Dallagnol.
  Foi comprovado pelos áudio vazado .que a única preocupação dos procuradores da lava jato, era a prisão do ex presidente Lula, com o claro objetivo de prejudicar a sua candidatura, com os fatos revelados e outros que virão ,as operação da lava jato podem ser anuladas! muitas pessoas em sua grande maioria não compactua com casos de corrupção no nosso pais! que os culpados sejam devidamente punidos, mas não a ferro e fogo, com intuito de prejudicar os réus com provas forjadas e na sombra da lei como foi e esta sendo esse caso!esperamos os devidos procedimentos da justiça para que esse caso não fique impune!!
depois dos áudios vazado, o ex juiz Sérgio Moro se pronunciou! dizendo  que os áudios vazados eram criminosos.
   No entanto . o feitiço virou contra o feiticeiro. basta nós lembramos da forma que o próprio juiz Sérgio Moro, agiu ilegalmente . e de uma forma implacável, e nem se importando com seu abuso de autoridade, e pensando somente na sua jogada política.  vazou áudio do ex presidente lula e de seu advogado, através de uma escuta irregular.
   Segundo nossa colaboradora Eva, acha que as grandes empresas esta patrocinando a prisão do ex presidente Lula! a duvida é saber até quando essa prisão arbitraria vai durar!muitas pessoas não sabem deste detalhe. que são as pessoas rica e os grandes  banqueiros que estão patrocinando essa farsa da lava jato!
  A perseguição de Lula ficou de uma coisa muita escancarada, aonde condenaram Lula num reforma de um tríplex,  aonde na política ninguém é inocente, na jogada política ninguém é  armador,
  Podemos citar o exemplo de Temmer.  condenados por vários crimes,  Temmer uma raposa velha na políticas, distribuiu cargo ,ministérios e altas quantias em dinheiro, para barrar as investigações.
 
 
 
   Resultado de imagem para imagem de intercept
 
 
 
 
 

quarta-feira, 5 de junho de 2019

O Usuário de Saúde Mental Tem Direito ?

   Resultado de imagem para ataque a previdencia
 O usuário de saúde mental está  vivendo num sistema muito difícil, diante de um  política massacradora, aonde seus direitos estão sendo tirado, 
   Pois quando o usuário precisa de passar numa perícia. para receber um benefício que ele tem direito. ele é desrespeitado.
   Porque ele fica fica nas mãos de uma pessoa , que não tem uma capacitação para avaliar, e acaba tendo um poder de julga e sentenciar.
   Pois o usuário é muito mal tratado ,e desprezado. é tratado como um cachorro, pois o perito as vezes nem olha o laudo do médico,  e nem procurou verificar os problemas que as  pessoas tem.
  As vezes falta uma visão da realidade por falta das pessoas que avalia o usuário. porque as vezes o perito da alta para as pessoas . Mais ele não consegue enxergar, que quando ele for procurar uma colocação numa empresa. ele não vai ser contratado, Pois as empresas não contrata. pessoas que tiveram afastamento por doenças adquirida em empresas.
   E está semana foi aprovado uma medida ,que busca de tirar todos os direitos das pessoas. com a medida provisória 871.  que visa de forma implacável . de tirar os direitos daqueles que sempre contribuir para o país .e agora  podem ter o seu  benefício cessado , por uma nova medida. que tem a meta de retirar os  direitos.
   Está medida 871, vai incentivar os médicos a dar alta , para pessoas que não tem a mínima condição de voltar para a atividade, num setor de serviço.
   Esta medida é um corte dos benefícios. sem uma avaliação adequada. Não somos contra o inss. mas sim contra a forma de avaliação.
   
 
   Imagem relacionadaResultado de imagem para corte de direitos do usuario da saude mental
 
 
 
 
 
   

quarta-feira, 29 de maio de 2019

O Valor do Trabalho

Resultado de imagem para trabalho    
     O trabalho é muito bom para nós pois o trabalho enaltece e edifica.
    Pelo fato da gente estar fazendo algo, estar andando, se movimentando, isto faz muito bem, muitos quando se aposentam, quando não tem condição financeira de estar viajando e aproveitando a vida, acabam adoecendo pelo fato de não ter nada mais para fazer.
   Muitas pessoas quando se aposentam, acabam continuando fazendo outros tipos de trabalho, pelo motivo de estar acostumado ou pelo fato de ter uma grana extra no fim do mês. Muitas pessoas que estão fora do mercado de trabalho, procuram estar de volta no setor mas, estamos num país aonde o mercado de trabalho está a cada dia fechando mais portas de serviço, com as falências das empresas. Muitas empresas as vezes contratam mas,  no entanto, pagam um salário que a pessoa não consegue sobreviver.
     Aqui estamos num país que praticamente não está mais surgindo vaga de empregos devido a uma política voltada para o setor privado e para os grandes banqueiros, aonde o país está voltado para um política aonde os pobres vão ficar cada vez numa situação mais difícil depois que não tiver mais condição de trabalhar vão ficar sem serviço e sem saúde, pois, sem dinheiro ele não terá condição de pagar um convênio e o atendimento público já está falindo a cada dia.
   Uma grande maioria das pessoas trabalham mas, não tem remuneração como podemos citar as mulheres que as vezes fazem o serviço domésticos em casa, não ganham e não são valorizadas.
   Trabalhamos muito mas, as vezes acabamos nos endividando, pois, pode ser por vários motivos. Como podemos citar, que as vezes, temos o hábito de comprar muitas coisas que as vezes podemos deixar para comprar em outra oportunidade e em outros casos acabamos ficando endividado devido a necessidades, pois, as vezes temos que comprar um remédio que não pode esperar ou até mesmo pagar aluguel que não pode ficar atrasado.
    E, finalmente, muitas vezes temos o trabalho negado, por ter uma deficiência, um transtorno ou uma doença que na verdade não atrapalha nós exercermos uma atividade de trabalho mas, pelo preconceito, as empresas não contratam e não nos dão sequer uma oportunidade profissional.

    
 





quarta-feira, 22 de maio de 2019

TEAR DAS ARTES E ESCOLA CARMELINA conversam sobre Saúde Mental e 18 de maio!


CECCO TEAR DAS ARTES & E.M.E.F. CARMELINA CASTRO RINCO
CONVERSANDO SOBRE DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


    Em nossa parceria com a escola Carmelina, conversamos sobre o 18 de maio, dia da Luta Antimanicomial. Nos reunimos no dia 17 de maio, uma sexta-feira, no espaço do Tear e em uma roda conversamos abertamente sobre os estigmas do adoecimento mental e as experiências/observações que os adolescentes tinham sobre o tema. Nesse mesmo dia assistimos um vídeo que falava sobre o livro Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, e produzimos alguns cartazes com dizeres sobre a "Luta". Foi uma experiência maravilhosa em que pudemos dialogar com os adolescentes e seus professores presentes sobre como podemos refletir e nos unir para combater o preconceito com as pessoas portadoras de algum sofrimento mental e também para que possamos nos amparar, enquanto adolescentes, profissionais e indivíduos em uma sociedade cada vez mais excludente e estigmatizadora. 
     Na escola os professores trabalharam algumas questões sobre saúde mental e pediram para os alunos responderem perguntas, por exemplo: o que é louco? o que é Manicômio? Como devem ser tratados?
      Algumas respostas são bem interessantes e vamos reproduzir abaixo...

    "Pessoas com algum problema mental devem ser tratados com carinho por familiares, amigos ou qualquer outra pessoa. As pessoas não devem ter vergonha por terem a doença."

     "Loucos são pessoas que sofrem de uma alegria excessiva"

    "Louco é uma pessoa que precisa de tratamento pois não vê as coisas claramente e nem escuta claramente, essa pessoa tem a mente confusa".



      CARTAZ ELABORADO POR ELES: "TRANCAR NÃO É TRATAR !"





quarta-feira, 15 de maio de 2019

Respeito aos novos participantes

   Estamos aqui recebendo um pessoal novo que está vindo participar do blog pela primeira vez. Estamos apresentando os objetivos do nosso blog, que é um blog muito importante, pois ele é a fala daqueles que não tem voz, aonde falamos tudo aquilo que a sociedade está sofrendo, com a nova política neoliberal, que foi imposto no Brasil.
  É um pessoal que antes frequentava o Tear e fazia várias  atividades como dança, músicas e participava do Tear. Foi um pessoal que deixou de frequentar o Tear pois tiveram que ir trabalhar e não puderam mais vir aqui no Tear.
  Estamos recebendo Analice que começou a ter dificuldade de falar, com uma gagueira, e depois  foi afetando o seu movimento e acabou ficando sem a fala. A fala é algo importante para a pessoa, pois, através da fala é que a pessoa se comunica bem. 
 No entanto conseguimos se comunicar com nossa nova participante, sem a fala, pois fizemos umas perguntas e pedimos para ela piscar o olho se estivesse entendendo o que nós estávamos falando. Ela se comunicou com nós. Ela piscou o olho confirmando que estava entendendo o que nós estávamos conversando.
 Infelizmente hoje não temos um atendimento adequado nos centros de saúde, pois, estamos num governo que não investe na saúde pública. Pensamos que investir na saúde pública, investir na saúde é ter retorno pois, uma sociedade mais saudável,  uma sociedade com mais vitalidade é uma sociedade que dá menos gasto em todos os sentidos e produz mais para o país.
 







 
 


 

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Os 100 dias de Bolsonaro

                                 
                                                   

 Há denúncias que o Governo Bolsonaro oferece dinheiro para cada deputado federal para comprar voto e aprovar a reforma da previdência. Se isso aconteceu, isto é uma vergonha, mas infelizmente vamos ter todos nossos direitos como cidadão, adquirido durante muitos anos de lutas, sendo cessado em poucos dias deste governo ditador.
  Com um discurso autoritário e centenas de medidas em menos de 100 dias estamos vendo o desmonte estado brasileiro. A eleição de Jair Bolsonaro provocou uma hecatombe no Brasil, da política de perseguição ideológica a opositores e medida ultra liberais, na área econômica com medida que esfacela o estado democrático de direito e afetando os mais pobres.
    
  As medidas do Bolsonaro:


   -redução do salário mínimo;
   -fim do ministério do desenvolvimento social;
   -extinção da secretario da agricultura familiar e desenvolvimento agrário;
minha casa minha vida em risco;
   -reforma da previdência, com praticamente o fim da aposentadoria;
   -extinção do ministério do trabalho;
   -menos médicos;
   -retrocesso na saúde mental;
   -fim do gastos mínimos com saúde;
   -ameaça a amazônia;
   -liberação dos agrotóxicos;
   -arrendamentos de áreas indígenas;
  Infelizmente não podemos esperá coisas boa deste ditador, só decepção. Um governo que vai entregar o pais para os banco, vão criar uma previdência privada, copiando o modelo do Chile. No Chile os aposentados passam a receber um valor até acabar e depois não recebe nada pois, não é uma aposentadoria vitalícia. Esta previdência no Chile, foi feita no período dos militares.
 Este discurso que eles falam que a reforma da previdência vai melhorar os empregos, isto é uma ilusão,  este é mesmo discurso que eles usaram para fazer a reforma trabalhista,  que foi feita e não melhorou em nada o desemprego. 
 Nós que trabalhadores, agora, vamos ter que fazer uma previdência privada, pois esta do governo talvez nem vamos receber mais.



quarta-feira, 17 de abril de 2019

Mais uma perda de nossos direitos

Resultado de imagem para qual direito você perdeu hoje
  Na parte da previdência vai dificultar o acesso aos recursos do INSS via ordem judicial. O Ministério da Saúde tem dados de que 90% do total de gastos para atender sentenças se refere a remédios para tratamento de doenças raras. Querem nos fazer trabalhar até morrer sem nenhum direito e conter até mesmo os métodos mais limitados para lidar com a saúde.
  A proposta de Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, altera o parágrafo 5 º do artigo 195 da Constituição. Esse é justamente o trecho que trata da OSS (Orçamento de Seguridade Social) que abrange saúde, previdência e assistência social. Na proposta de emenda apresentada pelo governo “Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado ou estendido por ato administrativo, lei ou decisão judicial, sem a correspondente fonte do custeio total”.
  Segundo dados de especialistas contratados pela Folha, esse rearranjo poderá dificultar acesso a remédios e tratamentos. Acontece que se limita o acesso à Justiça, ao dizer que uma decisão judicial não pode ser proferida sem fonte de custeio. Ou seja, além de apoiar uma reforma trabalhista que piora absurdamente as condições de trabalho e de ter como prioridade aprovar a reforma da previdência contra a população pobre, o governo também quer impedir que os trabalhadores possam ter pleno acesso à saúde.
  A proposta da PEC também alcançará os estados e os municípios. Além disso se aprovada, a avaliação de especialistas é que dela no dia a dia dependerá da própria análise do juiz o que também dá espaço para arbitrariedades. A CCJ (Comissão de constituição e Justiça) presidida por Marcelo Freitas (PSL-MG), deu aval para que o texto seja votado no congresso e declarou ele todo como constitucional.
  A reforma da previdência tem como objetivo piorar as condições de vida da população e fazer com que trabalhemos até morrer, descarregando a crise capitalista sobre os ombros dos trabalhadores aumentando a exploração, para dar cada vez mais dinheiro ao capital financeiro. O orçamento de seguridade social (OSS) já tem parte de sua receita taxada pela DRU (Desvinculação das Receitas da União) fazendo com que parte dela vá para o pagamento da dívida pública.
  Nós do Blog do Tear entendemos que a justiça pode ser falha, mas nunca pode deixar de existir e nós população temos que ter o direito de recorrer a justiça, quando um direito não está sendo repeitado.
  Na nossa opinião esta lei que está sendo proposta tem a intenção de impedir que nós consigamos nossos direitos e o governo federal tem que ser responsabilizado pelo aquilo que é seu papel.
   Nós somos contrários a aprovação desta lei.