quarta-feira, 30 de março de 2011

Por que há falta de psiquiatras nos CAPS?


Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) são serviços que atendem na cidade a população que precisa de assistência psicológica, com problemas de saúde mental, pessoas com depressão, com esquizofrenia, alguns CAPS também atendem a população que é dependente de álcool e outras drogas.
A equipe do CAPS em geral é formada por terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos e psiquiatras, alguns serviços tem também assistentes sociais ou outros profissionais. Ultimamente temos percebido a falta de psiquiatras nestes serviços. Por exemplo, existem CAPS que estão funcionando sem psiquiatra nenhum, com o apoio de médicos residentes, outros CAPS possuem menos profissionais que deveria ter, ou seja, às vezes com apenas um psiquiatra. Não importa o motivo, mas estes profissionais são de vital importância para o funcionamento dos CAPS.
A nossa questão é por que isto está acontecendo? Uns dizem que eles trabalham descontentes, outros que não ganham quanto acham que deveriam ganhar, alguns acham que estes profissionais têm dificuldade em se adaptar ao esquema de trabalho nos CAPS. Temos que dizer também que existem CAPS que estão passando por muitas dificuldades, o que prejudica o trabalho.
Reconhecemos que os CAPS são serviços extremamente importantes, que oferecem atendimento gratuito para as pessoas que precisam de assistência psicológica e de saúde mental. Por este motivo pensamos que é imprescindível a presença destes profissionais nos CAPS.

Equipe Tudo Acontece