quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Eslovênia um pais Esplêndido

A Eslovênia é um país europeu, mais precisamente, do leste europeu. A dimensão territorial é modesta, o país ocupa uma área de 20 251 km², na qual habitam aproximadamente 2 milhões de pessoas.

O território eslavo limita-se com a Áustria, ao norte; com a Hungria, a leste; com a Croácia, a leste e ao sul; e com a Itália e o Mar Adriático, a leste.
O país ainda conserva suas florestas, uma vez que elas cobrem cerca de 50% do território nacional. Apesar do tamanho reduzido do território, é possível identificar diversos tipos de climas. No litoral predomina o clima mediterrâneo; nas montanhas, o alpino, além do continental, que apresenta verões que oscilam entre suaves e quentes e invernos frios nos planaltos e vales do leste do país.

Em 1° de janeiro de 2007 o país adotou o Euro como moeda. A produção industrial do país destaca-se principalmente na fabricação de produtos químicos, componentes de automóveis, produtos metálicos, aparelhos e utensílios elétricos, mobiliários e têxteis.

A população eslovena está dividida no país entre habitantes da zona rural (49%) e habitantes que vivem em centros urbanos (51%). O povo é bastante homogêneo, cerca de 91% são eslavos, o restante é de origem sérvia, croata e bósnia. 


Passei por esse pais rapidamente no ano de 2006 quando estava indo para Croácia e acabei experimentando alguns pratos como carne de carneiro acompanhado com especiarias e o strudel que é feito de massa com recheio que tanto pode ser doce como salgado, e também da sua grande quantidade de bebidas, como vinhos,  champagne e licores.


 Adhemar Venditi

                                                                               


    







Nenhum comentário:

Postar um comentário