quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Homenagem aos professores, mestres e educadores
Especial para o mestre Gilvan Gomes

         Hoje é o dia dos professores e é com muito prazer que queremos parabenizar a todos que exercem essa importantíssima profissão.  Ressaltando que não é nada fácil, porém os educadores executam essa missão mesmo em contextos desafiantes e até perigosos.  Entre muitas situações vividas, está o bullying cujo manejo é muito difícil e arriscado.
          As condições de trabalho e os baixos salários dos professores afastam muitos estudantes da carreira do magistério.  A vivência do estudante de escola pública muitas vezes o faz constatar a quase inviabilidade em seguir essa carreira. Nessa fase da adolescência, muitos ainda não têm maturidade para dar o valor merecido para o professor e a devida importância para a educação. O que leva à escassez desse profissional na sociedade.
           Ainda devemos lembrar com muita tristeza dos professores das escolas públicas do estado de São Paulo que ao reivindicarem melhorias na educação pública e melhores condições de trabalho foram agredidos por policiais. Essa intimidação, entre outras coisas, faz com que muitos desses profissionais deixem de se manifestar com medo da violência e de perseguições.
          Apesar dos fatos tristes aqui lembrados, é uma profissão fundamental para a nossa sociedade que está ligada à transmissão do conhecimento entre as gerações.  Juntamente com os estudantes, os professores constroem momentos de trocas de informações, ideias e experiências: fator importante para a continuidade da nossa cultura. Nesse dia, lembramos do educador brasileiro Paulo Freire e de sua pedagogia revolucionária. Para esse mestre, não existe um único detentor do saber, todos têm algo a ensinar e a aprender.
         
          É uma linda coincidência que o retorno do Blog do Tear se dê nesse dia do professor, uma vez que já estávamos com a intenção de homenagear o nosso grande mestre Gilvan Gomes. Também, com muita alegria, estamos recebendo nessa equipe três professores. A professora de língua portuguesa Silvia Buchino, o professor de sociologia Edson Esposito e o professor de psicologia Rodrigo Presotto (vulgo "Presuntinho").        
        Gilvan foi o primeiro trabalhador, educador e coordenador do Tear das Artes (pelo que se tem notícia é a pedra fundamental).  Ele considerava o Tear como se fosse a sua própria casa. Atravessava a cidade para chegar, mas quando aqui estava se sentia entre amigos.  Era essa a forma como se relacionava com cada uma das pessoas que frequentava essa casa. Nesse blog, foi  muito emocionante lembrar e falar desse grande mestre. Abaixo seguem algumas mensagens de membros antigos dessa equipe:

        "Querido Gilvan Gomes, queremos pedir-lhe que venha nos visitar no Tear das Artes, porque você ficou muitos anos na família do Tear.  Estamos com muitas saudades de você, porque você é muito importante para todos nós.  Abraços e beijos do pessoal do Tear das Artes." (Giovane Tessari)

       "Professor Gilvan, aqui é o Gediel, quero te agradecer pela mini-biografia que você fez para mim e pelas três músicas que estão gravadas tanto no CD quanto no meu coração. Em memória, guardarei até a morte.  Abraço e carinho para você e sua família." (Gediel Fortunato da Silva)

     Até a próxima semana! Feliz dia dos professores para todos! Criançada respeitem seus professores! Abraço a todos os amigos! 

Equipe "Tudo Acontece" (o Retorno)
        

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário