quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alfred Nobel


Premio Nobel foi criado por Alfred Nobelquímico e industrial sueco, inventor da dinamite, no seu testamento. Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Nobel nunca criou um premio de Economia. O que se conhece por Nobel de Economia é na verdade o Premio do Banco Central da Suécia de Ciências Economicas em Memória de Alfred Nobel, que nada tem a ver com a Fundação Nobel.

Alfred Nobel, que já vinha desgostoso com o uso militar dos explosivos que havia criado, ficou chocado ao ver a edição de um jornal francês, que noticiara por engano a morte de seu irmão Ludvig como sendo a sua e qualificando-o como "mercador da morte".
É possível que essa visão antecipada do seu obituário tenha despertado nele o desejo de modificá-lo. Daí sua decisão de premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem daHumanidade - mais propriamente nos campos da físicaquímicafisiologia ou medicina,literatura e paz. Não há nenhuma menção de um prêmio em economia 
Alfred Nobel deixou uma herança de 32 milhões de coroas. Seu testamento, redigido em1895, determinava a criação de uma instituição à qual caberia recompensar, a cada ano, pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade, nos campos da paz ou da diplomacialiteraturaquímicafisiologia ou medicina e física. O testamento estabelecia também que a nacionalidade das pessoas não seria considerada na atribuição do prêmio.
A Fundação Nobel foi criada em junho de 1900 e é responsável pelo controle do respeito às regras na designação dos laureados e verifica o bom andamento da eleição. Também é responsável, através de um comitê específico para cada uma das cinco áreas e de acordo com as propostas de personalidades eminentes, pela elaboração e encaminhamento das listas de indicações às várias instâncias que atribuem o prêmio.
Os prêmios são custeados pelos rendimentos oriundos do legado de Alfred Nobel, recursos privados, e o prêmio de Economia é custeado pelo Banco Central com recursos públicos, de igual montante ao escolhido pela Fundação Nobel.

Equipe de CECCO Tear das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário