quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Você se acha mal informada (o)?


 
No dia de hoje a indignação com a realidade brasileira está totalmente tomando conta do Blog do Tear.
Uma das coisas que nos preocupa é fato da maioria das pessoas não estar bem informada sobre a realidade objetiva do Brasil. 
De onde você consegue a informação? Você acha que é mal informado (a)?
Para um de nossos membros o rádio continua sendo o seu principal meio de comunicação. Para ele, as emissoras de rádio tem uma diversidade enorme de programação e isso o contempla. Inclusive, ele dispõe de um equipamento que consegue sintonizar rádios de outras cidades, estados e até internacionais. Ele prefere os programas jornalísticos e de debate político. Para ele a maioria da população brasileira é mal informada. Um exemplo disso é o fato de nós brasileiros estarmos sofrendo inúmeros cortes, reformas e mudanças que o atual governo brasileiro, do presidente Michel Temer, está fazendo na previdência social, na área trabalhista, na saúde pública, na educação, entre entre outras áreas, que estão sendo extremamente prejudiciais para a classe trabalhadora brasileira e quase não temos visto protestos por parte da população.
Grande parte das pessoas fica sabendo dos fatos sociais e políticos do nosso país por informações dadas por outras pessoas. Entendemos que ao mesmo tempo que é importante para saber das coisas que acontecem na comunidade, nessas situações ficamos a mercê da versão fornecida pelos nossos interlocutores que, em algumas situações, pode estar equivocada. Uma das nossas participantes contou uma situação vivida por um familiar que presta serviço para um aplicativo de transportes privado que a maioria das pessoas acha uma "maravilha" e que, na realidade, segundo ela estabelece relações extremamente precárias de trabalho com seus prestadores de serviço e quase ninguém sabe disso.
A internet e as redes sociais atualmente se tornaram um grande veículo de comunicação muitas pessoas hoje ficam sabendo das coisas e compartilham informações por elas. Mas, temos que pensar em usar de forma responsável, pois, ao mesmo tempo que agilizaram o envio das informações elas também são responsáveis pela retransmissão e ampliação de boatos e notícias mentirosas. Por isso é muito importante checar as informações que a gente recebe pela internet, em nossos perfis e grupos nas redes sociais. Um exemplo da eficiência da internet e redes sociais são o grande número de encontros e atividades que são organizadas por elas e as denúncias dos diferentes tipos de golpe que a população brasileira é vítima. Hoje em dia também encontramos Blogs e Canais, como o Blog do Tear, tratando de diferentes assuntos e com temas da atualidade.
Pra gente, mentira tem perna curta! E, portanto, logo logo informações falsas ou mentirosas são desvendadas. Por isso se informe!
Apesar de estar ocupando um lugar cada vez menos representativo na vida dos brasileiros a televisão, segundo a nossa equipe, ainda é o meio de comunicação mais influente para nossa população. A televisão continuam na casa da maioria dos brasileiros e por muitas vezes é o único meio de informação das pessoas. Achamos importante não acreditar em tudo que passa na televisão e também buscar uma segunda opinião sobre o que é noticiado nos telejornais.

Segue abaixo 2 links para quem tiver interesse:

Música "Zé do Caroço" (Compositora Leci Brandão) - versão Mariana Aydar & Leci Brandão
https://www.youtube.com/watch?v=DvZxNqE5gOI

Greg News - Por Gregório Duvivier (In HBO)
https://www.youtube.com/watch?v=2jEPYYCK2is