quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Gestão Pública: Falência do Estado

Hoje o grupo do Blog do Tear retoma suas atividades, com a primeira publicação do ano de 2018.


A gestão pública no Brasil passa por momentos difíceis, com ineficiência e problemas em diversos setores, que atingem a população em geral. Serviços de Saúde, Infraestrutura, Educação e outros serviços que o Estado deve prover à população.

O grupo do Blog do Tear se questiona sobre a implicação dos profissionais e servidores públicos com suas funções e trabalhos.

O que leva esse fato a ocorrer? O grupo cita questões como a corrupção, ou profissionais que são indicados para cargos que não tem competência técnica para exercer.

O SUS tem alguns mecanismos previstos em sua regulação que visam garantir a participação dos usuários na gestão, planejamento e discussão dos serviços. Colocar isso em prática é um desafio, mas é necessário.

Os integrantes do grupo do Blog do Tear citaram a questão das informações desencontradas e má comunicação entre profissionais e os usuários dos serviços de saúde. Por exemplo, ausência de profissionais, pausa das atividades devido a férias ou licenças, dentre outros. Quando nós, usuários, não somos comunicados, nos sentimos frustrados e desprezados.

O grupo Blog do Tear aponta também a questão da burocracia, que quando não favorece ou beneficia os usuários e a população, torna-se uma "burrocracia".

Alguns integrantes apontam também a necessidade da descentralização dos serviços que se concentram em regiões mais centrais das cidades, dificultando o acesso a direitos e serviços. Apesar da existência de alguns hospitais e outros equipamentos públicos, os integrantes do grupo citaram, por exemplo, a dificuldade com a documentação (Poupa Tempo). Contudo, é na área da saúde que a população mais sente os efeitos da má administração e má gestão.





Por fim, o grupo faz outro apontamento. Além dos gestores, profissionais e servidores públicos, a população tem grande responsabilidade na manutenção e cuidado dos espaços públicos, materiais, serviços e equipamentos. Fazer nossa parte é importante, e garante que podemos cobrar os responsáveis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário