quarta-feira, 6 de abril de 2022

A pandemia e seus efeitos: e como segue a vida?

       Desde fevereiro de 2022 já estamos vivendo uma mudança no cenário da pandemia ao redor do mundo. No, Brasil, por exemplo, o uso de máscaras em vários estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, não é mais obrigatório. Há diferentes opiniões sobre o fato e o debate segue sem encaminhamento definitivo.

       Esse debate também é controverso em nossa equipe do Blog do Tear. Em Campinas (SP) onde vivemos há um decreto municipal que regulamenta o uso de máscaras na cidade e os únicos lugares em que permaneceu obrigatório o uso de máscaras é em serviços de saúde e nas escolas.

         De fato houve diminuição significativa de casos de COVID em nossas cidades, estados e país mas a situação ainda é preocupante. Para nós apesar da liberação das autoridades é necessário que a população seja prudente pois todos devemos nos preocupar com a proteção de nossa saúde. Toda nossa equipe segue usando as máscaras. Não todo tempo, mas em situações em que conversam com outras pessoas de casa e onde há aglomeração. Agora já tem sido possível andar na rua sem máscara, mas colocamos a máscara para ir ao mercado e andar de ônibus. O higienização das mãos seja com sabão ou álcool gel segue sendo indispensável, pois, com isso além do coronavírus também evitamos se contaminar com outros vírus e bactérias.

      Coisas que nos preocupam são o fato de que há muitas pessoas que acham que a pandemia acabou, mas ainda não acabou. Percebemos que em nosso país apesar de diminuir os casos as pessoas seguem se contaminando pelo coronavírus e infelizmente parte delas morrem. As crianças, em especial, são quem mais nos preocupa, pois, nem todas estão completamente vacinadas e as crianças com menos de 3 anos nem tiveram direito a se vacinar. Prova disso é que hoje em Campinas (SP) segundo dados informados pela secretaria municipal de de saúde pela rádio CBN todos os leitos pediátricos da cidade estão lotados e há 12 crianças aguardando vaga de internação e a causa da internação da maioria segue sendo doenças respiratórias, inclusive, a COVID 19. Campinas teve 400 novos casos de COVID no dia de hoje e ontem 5 de abril de 2022, 4 pessoas faleceram de COVID 19. No Brasil 75,6% da população já está completamente vacinada contra a COVID 19, mas quase 25% (cerca de 54 milhões de pessoas) da população brasileira tomou apenas 1 dose ou não se vacinou. 

      Isso preocupa, mas queremos viver e para continuarmos vivendo bem precisamos nos cuidar e cuidar das outras pessoas com respeito. O momento pede atenção, paciência, tolerância e cuidado inclusive na hora de lidar com as pessoas que pensam diferente de nós e também tem seu direito, por exemplo de não usar máscara


Pensamento do dia: As pessoas julgam pela aparência, sem saber ao menos a história e o que a outra pessoa já passou. Nunca humilhe alguém, seja qual for o motivo. Nunca saberemos o que nos virá no dia de amanhã. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário