quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ARTE DE BARRO: A QUEIMA


No dia de hoje fomos convidados a participar da apresentação da "Queima do Barro", um evento que acontece uma vez ao ano no Centro de Convivência Tear das Artes, onde as obras de barro produzidas pelos participantes das Oficinas do Barro passam pelo processo de queima para se tornar cerâmica.

Este ano foram feitas Oficinas de Barro itinerantes em outros Centros de Convivência e em um Centros de Saúde, com o objetivo de integrar os serviços de saúde e cultura da cidade. Esta proposta surgiu do planejamento da Oficina de Barro do Tear. Ao final do projeto a queima de todas as peças está sendo feita no Tear das Artes.
Os serviços convidados foram o CECCO Toninha, Espaço das Vilas, Portal das Artes, Tear das Artes, Casa dos Sonhos, Rosa dos Ventos e o Centro de Saúde União dos Bairros.

A queima do barro é bem semelhante a produção/queima dos tijolos. Um dos participantes contou que já trabalhou em uma Olaria na produção de telhas e tijolos e alguns participantes contaram que também já tiveram a experiência de ver a queima em vários fornos diferentes. A apresentação da Queima do Barro reacendeu lembranças de infância nos participantes do grupo.

Antes de virar cerâmica o barro é como uma argila seca e, portanto, se molhada, desmancha, tornando a virar barro. Depois da queima do barro os objetos podem ser utilizados no cotidiano, pois a queima dá durabilidade a peça, tornando-a cerâmica.
Hoje está sendo feita a queima do barro e na sexta-feira será realizada a abertura do forno para retirada e apresentação das peças.
Neste evento as peças também serão pintadas e haverá uma confraternização com a realização de uma atividade do Movimento Vital Expressivo, a participação do Grupo Comunitário do Centro de Saúde Vista Alegre e com comes e bebes.
Infelizmente, pela falta de transportes na cidade para os serviços de saúde e cultura, nem todos os serviços conseguirão enviar representantes para o evento.

Durante todo o dia estará ocorrendo o evento.

ESTÃO TODOS CONVIDADOS! QUEM QUISER É SÓ CHEGAR!





Nenhum comentário:

Postar um comentário