quarta-feira, 9 de março de 2022

Guerra


    

     Há aproximadamente 3 semanas está acontecendo uma guerra entre Rússia e Ucrânia, dois países integrantes da antiga União Soviética. 

     O que temos visto é uma divisão de opiniões sobre os motivos que geraram essa guerra, bem como as outras guerras que estão acontecendo no mundo em outros lugares envolvendo outros países como as guerras que estão acontecendo agora ou que já aconteceram recentemente em lugares como Oriente Médio (envolvendo Israel e Palestina), Iêmen (em conflito com a Arábia Saudita), as recentes guerras no Iraque e Afeganistão países que foram invadidos pelos Estados Unidos e Outros Países da Europa (Como França, Inglaterra e Alemanha), como está acontecendo agora na Ucrânia invadida pela Rússia. 

    As guerras sempre tem motivações econômicas ou de interesses políticos. Envolvem, por exemplo, interesse pelo domínio de lugares com recursos naturais de grande interesse econômico como petróleo, gás natural entre outras coisas ou pela disputa de territórios que são estratégicos para atender a interesses de povos e governantes.

   O que percebemos também é que quem mais sofre na guerra é o povo que vive nesses lugares. Muitas pessoas morrem assassinadas no conflito, são mortas por soldados, em bombardeios ou também morrem de fome, frio e doenças devido a escassez de recursos e serviços provocados pela guerra.

   As guerras são geradas por conflitos entre países e políticos poderosos, a maioria das situações começa pela vontade de pessoas com muito poder. Há sempre 2 lados na guerra, é difícil pensar em uma lado bom e outro mau. A guerra, na maioria das vezes, não atende a vontade do povo. Os envolvidos tem suas responsabilidades e não devemos nos deixar levar por teorias que buscam nos induzir a apoiar de forma absoluta um dos lados envolvidos sem levar em consideração toda a problemática. Isso não quer dizer que não temos valores e coisas que acreditamos, mas sim que entendemos que a guerra não resolve problemas, mas sim cria muitos outros. 

    Obs 1: Há muitos países e governantes que hoje condenam países envolvidos na Guerra na Ucrânia, mas que já foram eles mesmos responsáveis por causar a Guerra em outros lugares antes do que está acontecendo agora.  

    Obs 2: Queremos a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário