quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Terrorismo e tentativa de golpe de Estado no Brasil




Estamos chocados com o que aconteceu no domingo, dia 8 de janeiro de 2023, na capital do Brasil, Brasília. O que aconteceu foi um ato terrorista e uma tentativa de golpe de estado na capital do Brasil. Os palácios federais que são a sede da presidência da república, da câmara dos deputados e do supremo tribunal federal (STF) foram atacados e depredados.

Estamos indignados e revoltados com o ataque as nossas instituições públicas que representam o poder máximo de nossa democracia. O ataque não foi somente ao presidente da república, Lula, o ataque foi contra nossa democracia, pois, os ataques dos terroristas foram contras as 3 principais instituições que representam o poder da democracia brasileira.

Ficamos indignados com o ataque e sabemos que ele causou muitos prejuízos ao povo brasileiro. Pelo prejuízo causado pela destruição dos palácios e todos seus bens que são de nossa propriedade, pela grave violência e tentativa de derrubar o governo eleito pelo voto popular para instalar ditadura em nosso país e pelo escândalo que presenciamos de ver parte de nossas forças de segurança pública sendo usadas para apoiar os terroristas.

Avaliamos que tem muitos prejuízos que não são possíveis de calcular nesse momento no calor da situação. Temos certeza a democracia é fundamental para o nosso país porque foi a partir dela que conquistamos muitos direitos e foram criadas muitas políticas públicas. Como a nosso sistema de saúde pública, o SUS, parte da política nacional de educação, e nosso sistema público de assistência social, o SUAS.  

Entendemos a necessidade de que as pessoas respondam pelos atos terroristas de a acordo com a gravidade de sua participação, compreendemos a importância dos direitos humanos no tratamento das pessoas detidas, como o julgamento adequado e cuidado oferecido a mulheres com crianças e idosos que foram presos, mas salientamos que esse tratamento respeitosos deveria ser oferecido a população como um todo, não apenas aos envolvidos em atos terroristas, considerando que muitas vezes direitos humanos é algo negado a população em situação de vulnerabilidade, mostrando o racismo e o machismo nas ações das instituições públicas, bem como a repressão violenta  às manifestações de professores ou as que apresentam pautas como defesa de politicas públicas e melhorias na condição de vida da população.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário