segunda-feira, 5 de março de 2012

Comportamento e Exclusão



A.: - ‘’Eu sou uma pessoa que estudei, sou disciplinado e declaradamente homossexual, tenho um companheiro. Sou excluído porque nasci assim com essa tendência e não entendo porque, por isso tive depressão, tenho parentes influentes como médicos mas que não me dão atenção.  Às vezes tenho vergonha de ser o que sou, com 60 e poucos anos, viajo para vários países, tenho uma vida independente. Muitas pessoas da sociedade são gays. Mas me sinto envergonhado pelo meu comportamento. Parece que me arrependo do que faço ‘’.
M. para E. : - ‘’ Pelo pouco que te conheço, você se isola do mundo ‘’. E. admite que é uma forma de se proteger.
E.: - “ Sobre a sexualidade de pacientes que são levados para bordel para terem relações sexuais, alguns hospitais fazem isso por pedido das famílias para os pacientes terem seus instintos sexuais saciados ’’.
G.: - ‘’ A igreja estabelece uma conduta de comportamento, não pode fumar,não pode beber, uma ditadura religiosa, uma ditadura divina. A Bíblia é uma enciclopédia, e foi escrita por homens. Religião também é um fator de adaptação do homem a Deus,
R.: - ‘’ Sou cristão, Jesus é invisível mas é real, amar a Deus primeiro sobre todas as coisas, amo as pessoas, respeito as pessoas, amar ao próximo como a si mesmo. Não tenho preconceito, nem separo as pessoas e nem escolho as pessoas, creio plenamente na Bíblia que Jesus é o caminho e a verdade ‘’.  
G.: - ‘’ Está tudo na Bíblia, na palavra de Deus, Deus criou o homem e a mulher, não criou o homossexual, só que ama a todos. Deus exclui a bebedeira, o vício, pode-se beber, mas não se embriagar, ele não excluí os filhos dele, ele não é radical, muitas leis são dos homens e não do que está na Bíblia, muitas coisas são do homem, muitas igrejas querem colocar rótulos, não façam assim, são padrões dos homens, não de Deus’’.
A.: - “ A deficiência mental em si já me excluí perante a sociedade, pois mesmo perante as dificuldades que enfrente faço minhas atividades como estudar, terapias e todo o envolto que cerca a minha vida. Por mais limitações que temos não podemos ficar inertes diante dos problemas, pois temos todos os aparatos da medicina como os remédios e tratamentos terapêuticos para recuperarmos a saúde. Sou heterossexual, creio em Deus, conheço a Bíblia mas Deus não quer que vivamos com a cabeça presa em dogmas e bitolados em poder-se fazer isso ou não fazer aquilo! ”.

Equipe do Jornal Tudo Acontece

Um comentário:

  1. Oi Turma do Tear!
    Adorei este texto. Muito reflexivo e de acordo com o que vivemos hoje, infelizmente. E estas reflexões são importantes para que haja a transformação da realidade em que todos nós estamos inseridos. Parabéns!!!!
    Vanessa Dias (CDI Campinas)

    ResponderExcluir