domingo, 24 de novembro de 2013

A Jordânia e o Mar Morto

Jordânia (em árabe الأردن‎, transl. al - Urdunn) é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Síria, a leste pelo Iraque, a leste e a sul pela Arábia Saudita e a oeste pelo Golfo de Aqaba (através do qual faz fronteira marítima com o Egipto), por Israel e pelo território palestiniano da Cisjordânia. Sua capital é a cidade de Amã.
A maior parte da população jordaniana é de origem árabe. As principais minorias étnicas correspondem à dos armênios e a um reduzido grupo de origem caucasiana. Quase todos os habitantes são muçulmanos sunitas, embora existam pequenas comunidades xiitas e cristãs - das quais um terço pertence à Igreja Ortodoxa Grega.
Sua população é de 5.924.000 milhões de pessoas.
Uma curiosidade deste país é a existência de uma imagem da cobra de ouro que é seu símbolo.
Segundo nosso correspondente Adhemar a Jordânia possui um ponto turístico muito procurado que é o Mar Morto, onde existe o barro medicinal que é muito conhecido pelas suas propriedades terapêuticas. Também são muito procurados pelos turistas os passeios de Camelo.
Na culinária do país é muito apreciado o charuto de carne de carneiro, acompanhado por gergelim, a coalhada acompanhada de mel silvestre e o torrone de tâmaras com amendoim.


Curiosidade: O Mar Morto tem esse nome devido a grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, e então é muito escassa vida em suas aguas[3][4], havendo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas[5]. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Em termos de concentração, e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos em que o teor de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior[1].
Adhemar no Mar Morto


Jardins da Jordânia

Igreja Ortodoxa Grega na Jordânia 

Imagem da capital Amã, banhada pelo Mar Morto
Vale a pena a visita!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário