domingo, 24 de novembro de 2013

Critica do Filme Invocação do Mal

"Filme traz elegância e fôlego a um gênero que nos últimos anos vinha sendo fadado ao trash e ao susto barato."
Se fosse pra definir Invocação do Mal em uma única frase eu definiria como "arroz com feijão de mãe e vó". O filme não inova, não traz nada que já não tenhamos visto inúmeras vezes em outros thrillers, é um arroz com feijão, um mais do mesmo, só que com uma diferença: é um arroz com feijão delicioso como aqueles que só mãe e vó sabem fazer. Tudo o que Invocação do Mal reutiliza, é realizado de forma muito melhor do que vinha sendo feito nos últimos anos, por um gênero que estava preso em roteiros trashs, carregados de sangue e sustos baratos soltos em meio a um filme, com o intuito de apenas chocar o expectador menos exigente.
Invocação é diferente, o filme possui ritmo, linearidade, não subestima a inteligência do espectador. De cara, já nos prende com a história da boneca Annabelle, contada pelo casal de demonólogos interpretados brilhantemente por Patrick Wilson e a sempre impecável Vera Farmiga. Aliás, as atuações são um dos pontos fortes do filme, que conta também com uma excelente interpretação de Lili Taylor, a matriarca da família que é uma das principais assoladas pelos espíritos demoníacos que assombram o lugar.
James Wan nos entrega aqui, sem dúvidas um dos melhores thrillers dos últimos anos, e que provavelmente no futuro será considerado um clássico do gênero. Quem vai ao cinema, apenas com a intenção de levar sustos e sentir medo, talvez acabe se decepcionando. Invocação vai além disso, o filme não é só um thriller, é também um drama, que mostra o sofrimento de uma família que não possui paz no lugar onde mais deveriam ter. Sem afetações, o filme nos coloca imersos naquela trama, nos faz sentir parte daquela família, fazendo com que nos importemos de fato com o destino deles.
O desfecho do longa talvez pudesse ser melhor, mas não tira o brilho do mesmo, que após o encerramento da trama, nos brinda com os créditos finais mais deliciosos e criativos do ano, mostrando as fotos das verdadeiras famílias que fizeram parte da história, acompanhadas ao lado dos nomes dos atores que as interpretaram, seguido por um apanhado de notícias publicadas nos jornais da época, afirmando a veracidade dos fatos que foram baseados em uma história real.
Invocação veio pra mostrar que é sim possível fazer um filme de terror de qualidade, com um enredo convincente, bem estruturado, uma direção primorosa e com boas atuações. Mais do que um bom filme de terror, Invocação é um bom filme, independente do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário