quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A Crise de Saúde Mental e o INSS

                                        

      Os transtornos mentais são problemas de saúde que atingem todas as pessoas, independente do seu nível social. Muitos fatores podem gerar o adoecimento mental. Problemas familiares, sociais, nos relacionamentos e no trabalho. Problemas ocupacionais ou do trabalho estão entre as principais causas desse tipo de problema. 
     Estudos revelam que doenças como depressão e transtornos relacionados ao estresse estão entre os 5 principais problemas de saúde que afetam a população com transtornos mentais (Bastos et al, 2018). Pesquisas revelam inclusive que esse problema afeta também os próprios profissionais de saúde, como médicos, que sido impactados pelas cargas horarias excessivas e falta de condições de trabalho o que acabam desencadeando doenças mentais, como quadros de depressão, ansiedade e síndrome de esgotamento (burnout). 
   No nosso grupo muitas pessoas fazem tratamento em saúde mental e adoeceram por causa disso. As condições de trabalho, situações de desrespeito e assédio no trabalho podem ser causadoras desses transtornos..
  Alguns relatos trazidos pelas pessoas demonstram o quanto tem sido angustiante e desesperador viver essa situação e ainda pior, depois de iniciar o tratamento ter que depender da previdência social (INSS) para conseguir o seu sustento.
   Relatos de desrespeito sofridos por usuários do INSS se acumulam aos montes. O principal alvo dessas denúncias são os peritos do INSS, muito deles, não todos, agem de forma muito agressiva, não consultam documentos que as pessoas levam do tratamento para perícia e chegam até alegar que a pessoa está "com frescura" e não quer trabalhar. O que causa humilhação.
   Muitas vezes a nossa impressão é de que pra ter o direito reconhecido é preciso estar de cama ou operado. Dessa forma as pessoas acabam sendo colocadas em uma situação de desamparo, pois, não podem trabalhar pelo seu transtorno mental e ainda não recebem o recurso financeiro para se manter. O que agrava a condição da pessoa doente, pois, além disso passa a ter dificuldades para pagar as próprias contas, falta até dinheiro para comprar comida.


Mais detalhes sobre o afastamento de trabalhadores por questões de saúde mental no link abaixo:


http://www.rbmt.org.br/details/293/pt-BR/afastamentos-do-trabalho-por-transtornos-mentais--um-estudo-de-caso-com-servidores-publicos-em-uma-instituicao-de-ensino-no-ceara--brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário