quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Bene, o Poeta Negro, Cultura Popular e Saúde Mental


 

Bene é um poeta e agente cultural morador de Campinas (SP) e patrimônio cultural de nossa cidade, estado e país. 

Desde sempre ligado a tradição cultural popular e interessado em promover cultura para a população, em especial a promoção de cultura para a população da periferia. 

Sua história e vida nos ensina e nos inspira. Conviver com ele até hoje é um privilégio para nós e para as pessoas que convivem com ele.  

Em 2023, se aposentou como funcionário público da secretaria de cultura de Campinas, mas não se aposentou de seu ativismo e contribuição histórica que faz para a cultura popular de Campinas, paulista e brasileira.

Assistimos no dia de hoje o documentário que foi produzido em sua homenagem chamado "Bene, o Poeta Negro". O documentário foi feito com a coordenação do Nonada Jornalismo, produção executiva de Amora Produções e realização do Laboratório Cisco. 

Recomendamos a todas as pessoas que assistam o documentário, pois, além de ter sido muito bem feito ele aborda questões extremamente importantes sobre a cultura popular e a realidade da população brasileira.

Segue abaixo algumas das impressões que as (os) membras (os) do Blog do Tear tiveram após assitir ao documentário:

"Para mim cultura é a arte de saber raciocinar, quando você está fazendo algo você procura fazer de uma forma diferente, para ficar melhor e não fazer igual todos fazem. Hoje observamos que a maioria das pessoas agem como robô repetindo o que as outras pessoas fazem, parece que as pessoas não pensam por si próprias. A obra do Benê é muito interessante, pois, precisamos de mais pessoas iguais a ele para que a nossa Cultura não morra. Benê me ajudou a mudar meu ponto de vista sobre os povos indígenas e eu agradeço muito a ele por isso"

"Para mim o que me impactou foi o poder da arte e da cultura em fazer denúncias sociais abordando questões da realidade. Faz com que as pessoas tomem consciência da realidade e o documentário pode ser visto de muitos aspectos através da menção ao enfrentamento ao racismo, racismo religioso, a ditadura militar brasileira, as desigualdades sociais etc. É importante as pessoas terem a possibilidade de ter acesso a arte e a cultura como um direito e partir daí terem outras experiências proporcionadas por isso. Isto ajuda dar sentido a condição humana"

"O documentário proporciona uma questão de sacerdócio que no seu trabalho faz as pessoas refletirem sobre as questões da população, dos desfavorecidos. Trazendo a questão do que somos. Da onde ele traz seu ponto de vista ele fala de si e de todos. Através da poesia ele traz suas tradições e o que marcou sua vida" 

"O Bene traz muitas recordações do meu passado, da minha família, porque ele fala de coisas que são importantes e que tem a ver com a minha história. Ele fala de coisas que foram e são muito importantes para a população. A tecnologia hoje está fazendo a gente perder esse convívio da realidade. Gostaria que as pessoas entendessem que precisamos resgatar esses valores que o Bene valoriza em seu trabalho. Viver o amor próprio que hoje a gente não consegue viver esse amor porque a tecnologia está fazendo acabar. Esse aconchego que a gente via nas coisas e que as músicas falavam"

"A única coisa que posso dizer é de ser educado, ouvinte, humilde com as pessoas, de categoria. Com pessoas com síndrome de down, autistas e qualquer pessoa. Um pedaço que se vai dessa para melhor e que se faz de vida para com o outro. Aquela pessoa que foi dessa para uma melhor. Essa pessoa que fica com um carinho, amor, união familiar. Assim como no Blog a gente se adapta e aqui tudo se renova. As pessoas mais antigas se acabam e as jovens vem e tudo se renova"

''O documentário é uma obra de arte e uma ação de promoção em saúde mental. O Bene e sua obra, na minha opinião, proporcionam para as pessoas uma experiência que com certeza impacta suas vidas e ajuda a promover bem estar social. Todas e todos tem o direito de viver experiências artísticas e culturais. As trocas de experiências e impressões compartilhadas nas atividades coletivas e comunitárias são importantíssimas para dar sentido a experiência humana e promover boa saúde mental a todas e todos nós" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário